ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 28 de agosto de 2016

PMCMV - GOVERNO DE PERNAMBUCO E MINISTÉRIO DAS CIDADES VIABILIZAM A CONSTRUÇÃO DE 1.528 UNIDADES HABITACIONAIS

O governador Paulo Câmara e o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciaram, na sexta-feira (26.08), durante uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, a autorização para construção de 1.528 novas unidades habitacionais em terrenos viabilizados pelo Estado, a partir de um aporte de recursos do Governo Federal. A conclusão desse projeto só foi possível devido a uma articulação de Paulo com o ministro, para a migração de projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV).

"Essa migração é um pleito antigo do Governo de Pernambuco e que agora vai acelerar o andamento de obras de moradia popular. O Minha Casa Minha Vida tem trâmites burocráticos que dão mais celeridade ao processo", avaliou Paulo. O chefe do Executivo estadual pontuou ainda que essas obras precisam ser concluídas com mais agilidade. "A moradia popular é muito importante diante de um déficit que nós temos aqui no País", completou. Para Paulo, a retomada dessas obras vai impulsionar a economia local. "Isso é um alento para os pernambucanos em um momento de crise, porque vai dar oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas", ressaltou.

O ministro Bruno Araújo adiantou que a sua pasta mantém aproximadamente R$ 400 milhões em investimentos no Estado. Ele disse ainda que muitas obras estão sendo retomadas no País. "Em Pernambuco, tivemos mais a liberação de mais de 1,5 mil unidades atendidas, ainda nesse primeiro momento", explicou o ministro, salientando que as demais intervenções relativas à urbanização das áreas envolvidas permanecem no PAC. 

O Governo do Estado disponibilizou os terrenos para a construção das casas nos bairros do Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, e Passarinho e Estrada do Caenga, em Olinda. A expectativa é que esses três empreendimentos sejam iniciados até o fim do ano. Já as moradias que vão ser erguidas em Peixinhos e Azeitona, também em Olinda vão aguardar a chamada pública e os procedimentos naturais desse processo.

Essas moradias do Minha Casa, Minha Vida serão destinadas para as famílias que tiveram que ser removidas da localidade devido à alguma obra de infraestrutura na localidade. De acordo com o secretário de Habitação, Marcos Baptista, essas ações dialogam com a com a melhoria de qualidade de vida. "Habitação vai além da construção de casas. Tem haver com calçadas, abastecimento de água e esgotos", afirmou o secretário. 

Da ASCOM

Nenhum comentário: