ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

EM CLIMA DE ALEGRIA - FEIRA AGROECOLÓGICA DE NASCENTE COMEMORA ANIVERSÁRIO

 
Na manhã da última terça-feira (23/09), a Feira Agroecológica de Nascente, distrito de Araripina, Sertão do Araripe, completou um ano de existência. E foi com sorriso no rosto e muita animação, que os/as agricultores/as envolvidos/as nesse espaço de comercialização puderam celebrar esse momento com parceiros/as, amigos/as e consumidores/as.

A Feira Agroecológica de Nascente acontece semanalmente às terças-feiras e conta com a participação de 27 agricultores e agricultoras familiares e sete barracas que oferecem alimentos saudáveis, produzidos a partir de uma relação sustentável com o meio ambiente e sem o uso de defensivos químicos.
Atualmente a feira oferta verduras, frutas e produtos beneficiados a uma clientela que já está fidelizada e aproveita as boas promoções sazonais. Para o técnico da ONG Chapada, Cícero Lima, o momento é de comemoração, mas foi através de muito trabalho que as famílias sertanejas conseguiram empreender. “A feira é uma iniciativa muito importante porque além da geração de renda possibilitada pela venda dos alimentos, o distrito de Nascente garantiu a oportunidade de ter um espaço de venda solidária que contribui com a saúde da população. Apesar de todo período de estiagem vivenciado pelas famílias, houve bastante empenho e o resultado é o sucesso que estamos acompanhando”, afirma. 
Durante a comemoração de aniversário, a Feira Agroecológica de Nascente recebeu agricultores/as familiares participantes das Feiras Agroecológicas de Araripina, Ipubi e Serrolândia, para trocar experiências de comercialização, relação com o/a consumidor/a e ainda puderam conversar sobre práticas agroecológicas e o trabalho de assessoria técnica desenvolvido. Ainda pela manhã, houve um sorteio de dois cestões com produtos agroecológicos e forró pé de serra.

A Ater no fortalecimento das redes de comercialização agroecológica

A ideia de criar a Feira Agroecológica de Nascente surgiu das famílias agricultoras que já vendiam o excedente dos seus alimentos nas suas próprias comunidades. Assim, um grupo procurou o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), entidade que presta assistência técnica e extensão rural (Ater) em algumas localidades, para discutir o processo de criação e organização da feira agroecológica.
De maneira coletiva, o grupo conseguiu avançar na proposta e a parceria com a instituição também se consolidou no campo da comunicação e visibilidade da feira. A combinação do trabalho de assessoria técnica permanente às famílias, com os projetos que garantem o acesso à água para produção de alimentos e o conhecimento adquirido sobre a agroecologia permitiu que agricultores e agricultoras pudessem estocar água nos seus reservatórios e realizar o desejo de ampliar a comercialização dos produtos agroecológicos.

Para os/as feirantes, autonomia e cooperativismo são as palavras que definem o sentimento das pessoas envolvidas e, por isso, a busca pela melhoria da qualidade de vida é diária.

Além da Feira Agroecológica de Nascente, o Chapada também desenvolve um trabalho de assessoria técnica nas Feiras Agroecológicas de Ipubi, Araripina e Serrolândia.

Por Mariana Landim – Assessoria de Comunicação do Chapada

Nenhum comentário: