ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 28 de julho de 2016

PETROLINA - CARAVANA DA INOVAÇÃO REÚNE EMPRESAS E PESQUISADORES


Empresários e pesquisadores das universidades e de institutos de tecnologia do Sertão do São Francisco participaram, nesta quarta-feira (27/7), da Caravana da Inovação em Petrolina, seminário da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Na abertura, a Secretária Lúcia Melo destacou a importância de iniciar, com a realização da caravana em seis municípios pernambucanos, a articulação para estruturação de um sistema territorial de inovação no estado.

A Secti reuniu em Petrolina diversas entidades e instituições que atuam diretamente no fomento à inovação no estado possibilitando, com isso, o contato direto entre empresas e pesquisadores. "Ninguém promove inovação isoladamente. Governo e empresas precisam atuar conjuntamente para criar um ambiente favorável ao processo de inovação em todos os setores. Essa é a nossa principal preocupação na elaboração de uma estratégia estadual de ciência, tecnologia e Inovação no estado”, afirmou Lúcia Melo.
Segundo ela, a decisão de trazer essa discussão para o interior do estado faz parte da política do Governo Paulo Câmara de interiorização das ações de desenvolvimento, de forma que atende e promova desenvolvimento em todo Pernambuco. “O debate sobre inovação está presente em todo o mundo e precisamos preparar Pernambuco para enfrentar o dinamismo da nova revolução tecnológica”, disse.

Presentes na Caravana da Inovação no auditório do SEBRAE de Petrolina, além da Secretária Lúcia Melo e de diretores e técnicos da Secti, o presidente da AD-Diper, Jenner Guimarães, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões; Marcelo Camargo, gerente da FINEP; Alberto Galvão, diretor da Agefepe, Adriana Côrte Real, diretora do SEBRAE; Fernando Nunes, da Secretaria de Micro, Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação; e Girlane de Lima, do IEL. Participou também do reitor da Univasf – Universidade do Vale do São Francisco, Junianelli Tolentino.

Além da discussão do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, os participantes do seminário da Caravana da Inovação, tiveram a oportunidade de conhecer, no Workshop da Inovação, realizado no período da tarde, as principais linhas de financiamento para desenvolvimento de pesquisas e solução tecnológica.
No Workshop da Inovação os empresários e pesquisadores de universidades da região São Francisco tiveram contato direto com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), SEBRAE, IEL e SENAI, além de instituições estaduais como a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), AD-Diper, Agefepe e Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Cada instituição apresentará seus instrumentos de fomento, apoio e financiamento à pesquisa e inovação para as empresas.

A Caravana da Inovação é um evento promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, AD-Diper, FINEP, BID, SEBRAE, Fiepe, IEL, Facepe, Porto Digital e ITEP. 

Além de Petrolina, a Caravana da Inovação passará ainda por mais cinco municípios – Araripina, Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru e Recife - durante todo o mês de agosto, recebendo as principais demandas dessas regiões e levando para o interior do estado instituições e seus respectivos instrumentos de fomento e apoio à inovação.

Da ASCOM/ SECTI

Nenhum comentário: