ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 12 de julho de 2016

PERNAMBUCO - GOVERNO ASSEGURA RECURSOS PARA A CELEBRAÇÃO DO BICENTENÁRIO DA REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 1817

Em uma cerimônia na sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), no Recife, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta terça-feira (12.07), o repasse de R$ 20 mil, durante 24 meses, para a entidade. O aporte será destinado à preservação da memória histórica e cultural local, através da promoção de eventos relacionados ao Bicentenário da Revolução Republicana de 1817, que será celebrado ano que vem. Durante a sanção da Lei 879/2016 que, concede recursos ao instituto, o chefe do Executivo destacou a relevância do Estado para o cenário político, econômico e cultural do País. 

"A história do Estado, junto com tanta gente que participou dela durante muitos séculos, mostra o diferencial que é ser pernambucano. Esse Estado foi e continua sendo fundamental para a construção de um Brasil mais justo", ressaltou Paulo. O gestor reiterou que as comemorações dos 200 anos da Revolução de 1817 dialoga com a história dos pernambucanos. "Quando soube dessa demanda do instituto, entendi que era o momento de buscar com essa Lei maiores condições para a entidade", frisou.

Antes da solenidade, Câmara visitou as instalações do IAHGP e recebeu uma medalha comemorativa dos 150 anos de fundação da entidade. "Eu não tenho dúvida que o instituto vai perpetuar, ainda por muitas gerações, a memória de tudo que representa Pernambuco para o País e o legado que queremos deixar para o futuro. Queremos um Estado mais justo, mais generoso e mais libertário", salientou.

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), associação fundada em 1862, é uma das mais antigas e atuantes instituições culturais do País. O presidente da entidade pernambucana, o professor José Luiz Mota Menezes, lembra que o local abriga um acervo histórico relevante para o País. "Pernambuco sempre foi uma forte presença na federação, sendo importante na construção de uma identidade cultural", avaliou Menezes. Com relação ao Bicentenário de 1817, o mandatário frisou que a instituição sempre esteve presente em todas as comemorações históricas do Estado. "Podemos assegurar o cumprimento dessa Lei", finalizou Menezes.

DATA MAGNA- As comemorações relacionadas ao Bicentenário da Revolução Republicana de 1817 começaram a ser programadas no início deste ano. Uma comissão formado por integrantes do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, Assembleia Legistativa, Ministério da Cultura, Academia Pernambucana de Letras, IPHAN, Prefeituras do Recife e de Olinda, elencou uma série de atividades culturais, educativas. Outra ação é a realização de sessões solenes no Congresso Nacional, Alepe e Câmaras Municipais de Olinda e do Recife e a criação da Medalha do Bicentenário de 1817.

O movimento contra a opressão da Corte Portuguesa foi liderado por Domingos José Martins, com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários, inspirados pelas ideias iluministas, instalaram um governo provisório. Dois meses após seu estopim, o movimento foi sufocado pelas tropas da Coroa Portuguesa. Mesmo derrotada, a revolução perpetuou ideias e colaborou com a Independência do Brasil, proclamada apenas cinco anos após o levante local.

Para o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, a sanção da Lei 879/2016 fortalece o instituto, visando a ampliação da comemoração de uma data tão especial para os pernambucanos. "A programação, que está sendo desenvolvida pela comissão, conta com publicação de livros e filmes, ações específicas para os jovens da Rede Pública Estadual de Ensino", adiantou o coordenador da comissão. Também participaram da solenidade a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto; o deputado estadual Waldemar Borges; a vice-presidente do IAHGP, a desembargadora federal Margarida Cantarelli; e o 1º secretario do IAHGP, Renato José Carneiro Leão.

Da ASCOM

Nenhum comentário: