ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 29 de julho de 2016

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS - PAULO ARTICULA NOVAS MEDIDAS DE ASSISTÊNCIA ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA


Novas medidas que visam garantir o atendimento médico e a assistência às crianças com microcefalia foram propostos, nesta quarta-feira (27.07), pelo governador Paulo Câmara durante reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, que contou com a participação de representantes da União das Mães de Anjos (UMA) - rede solidária criada para ajudar famílias que cuidam de bebês com microcefalia -, o chefe do Executivo estadual pediu modificações na lei do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ajustes no fornecimento dos medicamentos através do Sistema Público de Saúde.

"Esse encontro foi importante, pois aproveitamos a vinda do ministro a Pernambuco para relatar as nossas dificuldades e debater soluções para a área. Há um compromisso do Governo do Estado em prestar essa assistência às mães e às família garantindo o recebimento do benefício continuado. Esse é um dos compromisso que nós queremos aprimorar”, pontuou Paulo Câmara.

Para o governador, tem muito trabalho pela frente. "Nosso dever de casa agora é preparar um cadastro com todas essas mães, analisando cada situação em específico. Levaremos esse diagnóstico para o Governo Federal e, junto com o ministro, encontraremos soluções para que essas concessões não tragam nenhum prejuízo a essas mães, a essas crianças”.

As mães levaram ao conhecimento do gestor temas relacionados ao bem-estar de seus filhos, que devido à malformação congênita necessitam de um constante acompanhamento médico e terapêutico, além de respeito e inclusão. A presidente da UMA, Germana Soares, mãe de Guilherme, 8 meses, destacou a sua expectativa em relação às mudanças planejadas. “Saímos satisfeitas daqui porque conseguimos tirar nossas dúvidas e recebemos uma nova esperança de boas mudanças. Entendemos que é um trabalho de 'formiguinha'. Aos pouquinhos nós vamos conseguir conquistar todos nossos direitos. O governo se mostrou disposto a querer melhorar a assistência prestada em geral e nós esperamos contar com essa ajuda para poder oferecer uma melhoria na qualidade de vida dos nossos filhos”, disse Germana.

O ministro Osmar Terra afirmou que as sugestões apresentadas pelo Governo de Pernambuco serão incorporadas ao debate que o País tem travado para a garantia da melhor assistência às famílias com crianças com microcefalia.“Pernambuco foi o Estado mais atingido pela epidemia do Zika Vírus. Nós temos centenas de crianças com microcefalia e que precisam, de alguma maneira, ter os benefícios garantidos.Vamos procurar meios de proteger e beneficiar mais essas famílias. Conhecemos as dificuldades em conseguir medicamentos, a dificuldade em conseguir alimentos especiais, o risco de não receber o benefício de prestação continuada. Então, nós vamos planejar alterações na legislação para resolver esses entraves”, garantiu.

Hoje, a União das Mães do Anjos conta com 360 integrantes. Além da troca de mensagens pelo celular diariamente, o grupo pernambucano realiza encontros mensais. O objetivo dessa integração é compartilhar experiências e arrecadar doações para famílias que necessitam. Com um forte apelo nas rede sociais, o grupo já realizou ações em todo o Estado. 

No encontro, a primeira-dama Ana Luiza Câmara destacou os detalhes da rotina dessas mulheres que lutam, diariamente, para elevar a qualidade de vida dessas crianças. "Temos plena consciência da dura rotina dessas mães que se anulam para cuidar dos filhos. Além de assegurar o atendimento na rede, nós temos que garantir o acolhimento dessas famílias", salientou Ana Luiza.

Participaram da reunião também o vice-governador Raul Henry; os secretários estaduais Isaltino Nascimento (Desenvolvimento) e Márcio Stefanni (Planejamento); o chefe de gabinete, João Campos; o deputado federal, Augusto Coutinho; além do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrão, e integrantes da União das Mães de Anjos (UMA).

Da ASCOM

Nenhum comentário: