ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 26 de julho de 2016

EDUCAÇÃO - EXPERIÊNCIA DO GANHE O MUNDO AJUDA ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL A ACUMULAR CONQUISTAS

O estudante Jonas Tavares tem apenas 18 anos, mas já acumula vivências que mostram toda a sua determinação para superar os desafios impostos pela vida. Ex-intercambista do Programa Ganhe o Mundo, o jovem acaba de voltar de Xangai, na China, onde passou cerca de dez meses e concluiu o Ensino Médio. A façanha é fruto dos bons resultados obtidos durante intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo, em 2015, quando passou um semestre letivo nos Estados Unidos. Por ter se destacado, Jonas foi convidado pelo diretor da instituição para participar da seleção que o levou para cursar o último período letivo no país asiático. Nesta terça-feira (26.07), o governador Paulo Câmara recebeu, ao lado da primeira-dama Ana Luiza, o estudante e seus pais, no Palácio do Campo das Princesas, para dar mais uma boa notícia: a concessão de uma bolsa no Instituto Confúcio para aprofundar o estudo da língua chinesa.

O curso, que tem início no próximo dia 20 de agosto, vai ajudar Jonas na realização de mais um sonho: se tornar um diplomata. O jovem tem pretensões de cursar Relações Internacionais. “Quando implantamos o Programa Ganhe o Mundo, ainda no governo Eduardo Campos, tínhamos o objetivo de fazer com que nossos jovens acreditassem que, com seu esforço, dedicação e priorização, é possível alcançar sonhos. E Jonas é um exemplo disso. Como governador de Pernambuco, a gente só tem orgulho e quer que o exemplo de Jonas se repita em todas as nossas escolas, com todos os nossos alunos. E a gente deseja que ele possa fazer parte dessa nova geração de pernambucanos que estarão cada vez mais preparados para os desafios do mundo moderno”, destacou Paulo Câmara.

Ao lado dos pais, o pintor aposentado João Bernardino e a costureira Inalda do Nascimento, o ex-estudante da Escola Estadual Dom Sebastião Leme, no Ibura, fez questão de deixar uma mensagem para os jovens estudantes da rede pública que, assim como ele, têm o sonho de “ganhar o mundo”. “A educação é o único caminho. Nunca desistam. Se a gente tem um sonho e é realmente o que queremos, nós conseguimos. E é através do estudo que as oportunidades vão vir”, ressaltou Jonas.

Emocionada com as conquistas do filho caçula - ele possui três irmãos, Inalda do Nascimento não esconde o orgulho e a gratidão. “Em primeiro lugar Deus, que é dono de tudo. Em segundo lugar, esse Ganhe o Mundo, que abriu as portas e as janelas. Foi através dele que o meu filho conseguiu chegar onde chegou. Eu sempre digo que a escola pública ensina, mas depende muito do aluno querer aprender. Mas que ensina, ensina. A prova está aí no meu filho e no seu empenho. Eu nunca tive condições de pagar uma escola particular ou um curso para ele, mas veja onde ele está”, disse, com olhos marejados. 

Acompanharam o encontro o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, e o Chefe da Assessoria Especial, José Neto, além de outros auxiliares do governador Paulo Câmara. 

BOLSA – Jonas Tavares também foi um dos contemplados pela instituição "Estudar Fora", que seleciona estudantes brasileiros que desejem uma experiência acadêmica em outro país. A instituição concedeu uma bolsa que financiará os custos do estudante com as aplicações para universidades estrangeiras. Seriam apenas 25 contemplados, mas Jonas foi incluído como 26º integrante.

PGM - Criado em 2012, o Ganhe o Mundo é uma oportunidade para os estudantes da rede pública aprofundarem os conhecimentos em um segundo idioma, através do intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola. De 2012 a 2015, a iniciativa já embarcou cerca de cinco mil estudantes para países como Argentina, EUA, Espanha, Uruguai, Nova Zelândia, Chile, Canadá e Austrália. O Governo do Estado também garante aos estudantes seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.

Da ASCOM

Nenhum comentário: