ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 2 de maio de 2016

EVENTO - ARARIPINA RECEBE FESTIVAL DE ARTE "ALDEIA PRINCESA DO ARARIPE" NESTE MÊS

O mês de maio terá opções de apresentações culturais, manifestações artísticas e espetáculos gratuitos em Araripina, no Sertão pernambucano. Acontecerá entre os dias 1° e 14, o festival 'Aldeia Princesa do Araripe', que tem na programação mostras de dança, exibição de filmes e peças teatrais. Além disso, estão previstos cursos de iniciação em música, teatro e dança e capacitações.

A abertura do evento foi ontem domingo (1º), com um cortejo de rua e participações de uma escola de samba, quadrilha junina, banda marcial e grupo de pífanos, além do desfile de alunos de escolas da rede pública. A saída do cortejo foi às 17h na Praça Dr. Pedro. Ainda na data aconteceu a montagem do espetáculo 'A Dona da História', às 19h, no Sesc Ler Araripina.

Nesta segunda-feira (2) aconteceu a abertura da exposição 'O Ladrão de Pureza – Manezinho Araújo', às 9h, no Sesc. Também na unidade foi realizado o espetáculo de dança 'Doi2', às 19h. Fecha a programação do dia, a apresentação da 'Coreografia Humano – Pedro Lacerda', às 21h, no Lions Clube.
Espetáculo 'Que Corpo é Esse?' questiona
padrões de beleza
(Foto: Rubens Henrique/Arquivo Pessoal)

De amanhã terça-feira (3) até a sexta-feira (6) a programação é semelhante. No período da manhã acontecem exibições do filme brasileiro 'O Menino e o Mundo' em escolas da cidade. Além disso nos períodos da tarde e noite serão montados espetáculos no Sesc e no Lions Clube. As montagens são 'Dúplice', 'Pensamento Giratório', 'Espécie', 'Para Sempre Teu', 'Que Corpo é Esse?' e 'Cordel do Amor Sem Fim'. No dia 6 ainda acontecerá contações de histórias no Lions, às 10h e 15h.

O sábado (7) e o domingo (8) serão de espetáculos no Sesc às 17h e 20h . Estão previstos 'Luzia no Caminho das Águas' e 'A Casa de Santinha' no dia 7 e 'Cordelina' e 'O Açougueiro' no dia 8. Da segunda-feira (9) até a quinta-feira (12) será exibido o filme 'Contos da Noite' em escolas da cidade. Ainda na segunda-feira será realizada uma Mostra Pedagógica de Artes, às 19h, no Sesc.

Na terça-feira (10) o público poderá conferir uma noite de poesia e música no Sesc, às 19h. No mesmo local e horário, na quarta-feira (11) acontece uma Mostra de Solos, onde 14 artistas farão performances em homenagem a Ariano Suassuna. Ainda na quarta-feira será possível conferir o espetáculo 'Chuvas não Derretem Corações', às 21h. A quinta-feira (12) terá uma sessão, às 15h, do filme 'Uma Lição de Vida' no Sesc e também um debate com o tema 'Sanfona e Pífano', às 19h.
Cantor Flávio Leandro (Foto: Yuri Matos/G1)

O penúltimo dia do festival, a sexta-feira (13) é um dos que tem previstas mais atividades. A partir das 17h serão montados os espetáculos 'Relicário', 'Bodocó – Sublime Torrão' e 'Bailantes, Brincantes e Dançantes'. Além disso, será feito um ensaio aberto da peça 'Sertão' e serão realizadas apresentações culturais de grupos de Reisado, de São Gonçalo e de Samba de Coco. A noite será fechada com um show do cantor Flávio Leandro. O último dia do Aldeia Princesa do Araripe, o sábado (14) terá uma conversa entre grupos de dança e teatro de cidades do Sertão pernambucano, a partir das 9h na Sala de Dança do Sesc Ler Araripina.

O Distrito de Nascente, na Zona Rural de Araripina contará com uma programação exclusiva. No dia 6 de maio será exibido o filme 'A Guerra dos Botões' na Praça da Igreja Matriz, às 19h. No dia 7 será feita o 'Poesia de Porta em Porta', a partir das 8h, nas ruas do distrito. Às 9h, no Galpão do PET, será montado o espetáculo 'Luzia no Caminho das Águas'. Na Praça da Igreja, os moradores poderão assistir à peça 'Decripolou Tutepou', às 16h30. Logo após os grupos de São Gonçalo de Nascente e o Samba de Veio da Ilha do Massangano farão apresentações. A programação detalhada do festival pode ser vista no site do Sesc Araripina.

Do G1/ Petrolina

Nenhum comentário: