ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 5 de abril de 2016

PERNAMBUCO - AUDITORIA DO TCE APONTA PROBLEMAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS, INCLUSIVE EM ARARIPINA

O Tribunal de Contas de Pernambuco realizou uma auditoria na rede municipal de ensino de 21 municípios do Sertão de Pernambuco. O levantamento elaborado pela equipe da Inspetoria Regional de Petrolina apontou diversas irregularidades no funcionamento de 609 escolas públicas, de 901 que existem na região. Com isso, O TCE recomendou aos prefeitos que fossem feitas melhorias nas unidades sob a possibilidade de serem multados.

Os municípios que passaram por vistorias foram Afrânio, Araripina, Belém São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa cruz, Santa filomena, Santa maria da boa vista, Terra nova, Trindade e Itacuruba.

De acordo com relatório do TCE, foram encontrados vários problemas na estrutura dos prédios escolares, a maior parte tinha instalações elétricas e hidrossanitárias precárias, tubulação de esgoto exposta, ausência de refeitórios e de espaços adequados para armazenamento, higienização e preparação dos alimentos, além de rachaduras nas paredes e telhados. Os auditores também identificaram falhas no fornecimento de água tratada e na utilização de reservatórios de água improvisados, sem condições de higiene.

O Tribunal de Contas recomendou aos prefeitos das cidades vistoriadas que fossem feitas melhorias nas unidades fiscalizadas. Dez gestores assinaram Termos de Ajuste de Gestão (TAG's). Nesses documentos houve o comprometimento de providenciar os ajustes necessários nas escolas, sob pena de serem responsabilizados com penalidades que vão desde multas até o julgamento irregular das contas do gestor.

Do G1 Petrolina

Nenhum comentário: