ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PE

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

BANNER DAVID

BANNER DAVID

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

EDUCAÇÃO - REDE PÚBLICA DO ESTADO INICIA ANO LETIVO

O governador Paulo Câmara abriu, nesta quarta-feira (03.02), o Ano Letivo da Rede Pública Estadual, com uma cerimônia na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Ana, localizada no bairro de Rio Doce, em Olinda. Ao lado de alunos e professores da unidade, o chefe do Executivo aproveitou para desejar um bom início das aulas aos demais 650 mil estudantes do Estado e reiterou o seu compromisso com a melhoria contínua da educação pernambucana. Das 1.049 escolas da rede, 300 são de Referência, 29 são Técnicas e 136 estão em áreas indígenas.

"O nosso intuito, em 2016, é continuar fortalecendo a educação do nosso Estado, melhorando a infraestrutura, e buscando no amplo processo de dialogo com os professores, e encontrarmos cada vez mais formas de valorizá-los. Além de realizar as entregas já programadas para este ano e manter prédios funcionando, como este da Escola Santa Ana, que está bem conservado", afirmou o governador, indicando que o Governo de Pernambuco entregará seis novas escolas técnicas à população até março. 

Antes da solenidade oficial no pátio da instituição, Paulo Câmara e o secretário de Educação, Fred Amancio, visitaram os espaços da escola, observando a qualidade do equipamento. Acompanhados do prefeito Renildo Calheiros e da gestora da escola, Kátia Andrade, o governador e titular da pasta descerraram a placa que marca a construção da Erem, que hoje funciona na modalidade integral. A unidade, que é um das mais procuradas do município, atende 680 alunos. O prédio possui 18 salas de aula, auditório, biblioteca e laboratórios, além de uma quadra poliesportiva coberta e um refeitório. 

Fred Amancio frisou que o novo prédio da escola foi entregue em 2012, na gestão do ex-governador Eduardo Campos, e que há uma dedicação da comunidade em manter a estrutura funcionando plenamente. "Quando a gente atravessa o portão, percebemos que há um ambiente especial, com muita dedicação de alunos e professores dessa unidade. Talvez, por isso, essa seja a escola mais procurada de Olinda", colocou . 

Vitória Ferreira, de 14 anos, comemorou a sua matrícula na tão disputada Erem Santa Ana. A estudante, que está no 1° ano do Ensino Médio, disse que vai se envolver nas atividades e aproveitar todas as oportunidades da rede. "Quando estive aqui para conhecer o local, fui bem recebida pelos gestores. Eu gostei muito da estrutura e tenho certeza que será um diferencial para o meu futuro", afirmou a aluna, que mora em Rio Doce. 

O relato de Vitória foi destacado pelo governador Paulo Câmara como um exemplo de que o investimento em educação pode ajudar a transformar a vida das pessoas. "É uma área que, com certeza, faz a diferença na vida das pessoas. A educação de Pernambuco avançou nos últimos anos, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer. Tenham a certeza de que vamos continuar com a mesma perseverança dos últimos anos", sublinhou.

INOVAÇÃO - Além de ter um bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), a Erem Santa Ana também é conhecida pelas suas experiências pedagógicas no campo do empreendedorismo. O tema é explorado por professores e alunos, que, juntos, mantêm uma empresa na escola. O projeto educacional visa preparar os estudantes da unidade para a realidade corporativa, revelando ainda muitos os talentos. 

Gestora da instituição há oito anos, Kátia Andrade contou que as atividades implantadas envolvem a comunidade, contribuindo para o aumento do desempenho dos alunos. "Todos os anos, nós convocamos os estudantes para participar desses projetos e sempre temos que fazer uma peneira na seleção, pois a procura é grande. Tudo o que produzimos aqui tem uma ótima aceitação na comunidade escolar", ressaltou Kátia, completando ainda: "Abrir as portas de uma escola não é simplesmente encher a sala de aula de alunos. Significa resgatar a cidadania de um povo".

Da ASCOM

Nenhum comentário: