ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PERNAMBUCO

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

sábado, 6 de fevereiro de 2016

CULTURA - NA ABERTURA DO CARNAVAL DO RECIFE, PAULO DESTACA A ALEGRIA DO POVO

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara se somaram aos milhares de foliões que lotaram a Praça do Marco Zero para conferir a abertura oficial do Carnaval do Recife 2016, ontem sexta-feira (05.02). Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama Cristina Mello, o chefe do Executivo estadual declarou aberta a folia de Momo, ao som das alfaias das Nações de Maracatu comandadas pelo percussionista Naná Vasconcelos. 

Ao destacar que o folião é o personagem principal da festa, Paulo falou da expectativa de um Carnaval tranquilo, alegre e bonito. "Toda a infraestrutura está devidamente adequada. Policiamento nas ruas, hospitais e postos médicos devidamente aparelhados. Pernambuco, em 2016, apresenta uma rede hoteleira mais ocupada do que nos anos anteriores. Isso mostra realmente que o Carnaval bem feito, bem planejado, com alegria e paz, como é o nosso, atrai muitos turistas", enalteceu. Este ano o Governo do Estado investiu R$ 15,5 milhões nos festejos carnavalescos, recursos disponibilizados a diversos municípios polos.

Aos foliões, o governador recomendou "brinquem muito". "Desejo que os pernambucanos e pernambucanas aproveitem os quatro dias de folia, se divirtam com muita paz, alegria e harmonia, fortalecendo cada vez mais essa festa que é do povo, feita com muito carinho para trazer alegria para nossa gente", afirmou. Durante a passagem pelo bairro do Recife, o gestor cumprimentou e tirou fotos com os foliões e também visitou o camarote da Caixa Cultural e a Casa da Skol. 

A abertura apoteótica dos Reinado de Momo no Recife também contou com show pirotécnico, com uma bela queima de fogos e uma chuva de serpentinas e confetes, e a participação dos três homenageados da festa: o Maracatu Nação Porto Rico, o Clube Carnavalesco Misto Pão Duro e o Maestro Forró. O ponto alto da festa teve início por volta das 22h, quando o Maestro chegou ao palco do Marco Zero de tirolesa.

PAULO RECEBE LENINE NO PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS
O governador Paulo Câmara recebeu, na manhã de ontem sexta-feira (05.02), o cantor Lenine para um café da manhã, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Paulo destacou a importância de fortalecer a cultura e os artistas da terra. Lenine é pernambucano, nascido no Recife, e é um dos convidados da Abertura Oficial do Carnaval do Recife 2016, hoje à noite, no Marco Zero da Capital. O cantor fará participação especial ao lado de Naná Vasconcelos e Sara Tavares. Dividirá o palco com nomes de peso da cena artística nacional, como Maestro Forró - homenageado do Carnaval do Recife -, Otto, Johnny Hoocker, entre outros grandes nomes da nossa cultura. 

O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, e prefeito Geraldo Julio, além dos secretários de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, e do Recife, Camilo Simões, também participaram do encontro. Na ocasião, Paulo Câmara presenteou Lenine com gravuras do Recife do cartógrafo holandês Johan Vingboons. As gravuras retratam os domínios coloniais da Companhia das Índias Ocidentais no Nordeste brasileiro. As imagens foram editadas pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e agora fazem parte do acervo da sede do Executivo estadual. 

Lenine também fez questão de presentear os convidados com o seu CD "Carbono". É o oitavo álbum de estúdio do cantor e considerado por ele próprio o seu trabalho "mais pernambucano", por conta da presença do frevo, maracatu e ciranda nas composições. Ganhador de cinco Grammy Latino e nove Prêmios da Música Brasileira, Oswaldo Lenine Macedo Pimentel (seu nome de batismo), revelou que "é uma honra" voltar a participar da abertura do Carnaval do Recife e acredita que será uma das mais belas edições da festas. Além da participação especial de hoje, Lenine fará dois shows. Um será no Marco Zero, no Sábado de Zé pereira, e o outro no domingo, no Polo Campo Grande. 

"VAMOS FAZER, MAIS UMA VEZ, UM CARNAVAL BONITO, DE PAZ E ALEGRIA
"
O governador Paulo Câmara prestigiou a abertura oficial do Carnaval de Olinda, na noite de quinta-feira (04.02), no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura do município. Ao lado do anfitrião da festa, o prefeito Renildo Calheiros, o chefe do Executivo estadual participou de homenagem a personalidades que representam a folia de Momo da cidade Patrimônio da Histórico Humanidade, entre elas, o cantor Alceu Valença. Este ano o tema da festa em Olinda é “O circo de Alceu Valença”.

Ao garantir que as tradições de Pernambuco serão mantidas durante o período momesco, Paulo destacou o valor da participação popular. “Apesar de todas as dificuldades, vamos mostrar que se faz Carnaval bonito com simplicidade. É o povo quem faz o Carnaval. O Governo do Estado e as prefeituras ajudam na infraestrutura, na segurança e na saúde, mas é o povo quem faz, na rua, com democracia, alegria e muita vontade de curtir esses quatro dias, que vão ser marcantes”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual também comemorou o grande número de turistas que estão no Estado para acompanhar o reinado de Momo. “A rede hoteleira está cheia, os voos que estão vindo para Pernambuco também estão todos lotados. As pessoas vão vir aqui para Olinda, para o Recife e também para os polos do Interior. Vão ver um Carnaval bonito, alegre, de harmonia, de muita tranquilidade e paz”, garantiu.

Da ASCOM

Nenhum comentário: