ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA - PROJETO SETORIAL VAI INCENTIVAR A EXPORTAÇÃO DOS PRODUTOS DO POLO GESSEIRO DO ARARIPE

 
O polo industrial gesseiro localizado na região do Araripe Pernambucano foi integrado na manhã desta segunda-feira, 25, no Plano Nacional da Cultura Exportadora executado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex.

A solenidade aconteceu na cidade de Araripina com a presença do Ministro Armando Monteiro Neto, do presidente da Apex Brasil David Barioni, do presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – FIEPE, Ricardo Essinger, e do presidente do Sindusgesso Josias Inojosa Filho.
O Projeto Setorial de Exportação do Gesso do Araripe “Brazilian Gypsum” oportunizará a entrada dos produtos do polo gesseiro em mercados internacionais como Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru através de ações de promoção como participação em feiras internacionais, missões empresariais, rodadas de negócios e aproximação com trades que possuem experiência em abertura de novos mercados externos.

Segundo o Ministro Armando Monteiro Neto, o Plano Nacional da Cultura Exportadora foi lançado em junho de 2015 mediante a oportunidade de exportação favorável por conta do câmbio desvalorizado. Para o ministro as projeções de exportação em 2016 apontam para um superávit de US$ 35 bilhões e o Estado de Pernambuco contribuirá com o aumento de empresas aptas a exportarem. Atualmente 260 empresas pernambucanas fazem negócios fora do Brasil.
“No atual cenário, temos que aproveitar o câmbio para exportar. Essa é a melhor forma de manter, e até mesmo ampliar os empregos. Para isso, o MDIC e a Apex-Brasil vão promover missões empresariais, missões comerciais, além de trazer clientes, o que se traduzirá em novos negócios para o polo de Araripina, contribuindo para manter o dinamismo econômico da região”, disse.

O presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger, enalteceu a iniciativa do MDIC, Apex-Brasil e Sindusgesso ao destacar que a instalação da Unidade Regional do Sertão do Araripe em abril do ano passado contribuiu para a formatação do projeto setorial de exportação e fortalecimento da indústria da Região. “Quando decidimos instalar a unidade regional em Araripina tínhamos a convicção que o polo gesseiro é um integrante fundamental na economia de Pernambuco. Este projeto vai fortalecer a competitividade interna e elevar ainda mais os padrões de qualidade dos produtos que sairão do Araripe para o mundo”, afirmou.

Josias Inojosa Filho, presidente do Sindusgesso, destacou que o setor precisava se apresentar para o Ministério e consequentemente para o mundo. Ele destaca que serão investidos cerca de R$ 3,1 milhões nos próximos dois anos. Josias Filho também reconheceu o apoio do Ministro Armando Monteiro desde quando assumiu a pasta.
Estiveram presentes ao lançamento do projeto setorial a deputada estadual de Pernambuco Socorro Pimentel, o prefeito de Araripina Alexandre Arraes e a diretora da Unidade Regional Sertão do Araripe da FIEPE, Ceissa Campos Costa que também é a gestora do projeto setorial.

Por Jorge Possetti/ Vera Cruz Comunicação

Nenhum comentário: