ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SANTA CRUZ DA VENERADA – GATI APREENDE ARMA DE FOGO NO SÍTIO PIRANHAS

Do finalzinho do mês de novembro até agora em dezembro, várias pessoas foram presas por porte e posse ilegal de arma de fogo na Região do Araripe. Vamos relatar os casos e no final um balanço parcial das armas apreendidas.

Às 16:40 do último dia 10/12, policiais do GATI em uma operação conjunta com equipe Malhas da Lei, 2ª Seção e Polícia Civil, terminou com uma pessoa detida e uma arma de fogo apreendida no Sítio Piranhas, zona rural do município de Santa Cruz da venerada.

A polícia tomou conhecimento que naquela localidade, no interior da residência do agricultor Eliandro Alves, havia uma arma de fogo. O policiamento se dirigiu ao local e lá encontrou apenas a esposa do agricultor que não soube informar a localização do marido.

Ao indagá-la sobre a posse da arma, a mesma confirmou e permitiu a entrada dos policiais em sua residência entregando uma espingarda calibre 32 , marca CBC, aos mesmos, o caso juntamente com a arma de fogo foi entregue na DPC.

Cerca de dez minutos depois, ou seja, às 16:50 do mesmo dia e na mesma localidade, a mesma equipe do GATI prendeu o agricultor José Edjackson Figueiredo, de 21 anos, por posse ilegal de arma de fogo.

Na casa dele os policiais apreenderam uma espingarda calibre 28, marca Rossi, além de duas motocicletas, sendo uma Honda CG 150, Sport, cor vermelha, ano 2007, placa JRA-1102 e uma Honda CG 150, cor vinho, ano 2011, placa NZB-0248. 

O agricultor juntamente com todos os materiais apreendidos, foi encaminhado a DPC de plantão em Ouricuri, para maiores averiguações. 

OUTROS CASOS NA REGIÃO DO ARARIPE

EXU

Às 05:30 do dia 04/12, policiais do GATI junto com o Serviço de Inteligência do 7º BPM e o coordenador do IBAMA, foram averiguar uma denúncia em que um agricultor identificado por José Clementino Fernandes, de 73 anos, praticava caça ilegal de animais silvestres. Na residência do acusado no Sítio Santa Luzia, zona rural do município, foram encontradas duas espingardas de fabricação caseira e duas gaiolas que provavelmente eram utilizadas na captura dos animais silvestres. O caso foi encaminhado a DP local.

Ainda em Exú na Serra da Usina, zona rural do município, no mesmo dia e local, na casa do agricultor Fernando Reinaldo Sales, de 45 anos, e equipe policial junto com o IBAMA, apreenderam na casa dele um revólver calibre 38 Taurus e 13 cartuchos intactos do mesmo calibre. O caso foi encaminhado à DPC local.

Minutos depois na Serra da Boa Vista, zona rural de Exu, na residência do agricultor Ednaldo Ferreira de Paiva, de 32 anos, os policiais apreenderam duas espingardas de fabricação caseira, sendo uma tipo “tatuzeira” e um pássaro “Canário da Terra”. O caso foi encaminhado a DPC.

Ainda na madrugada do dia 04/12, na Serra da Estância, zona rural do município, na residência do agricultor Cícero Vieira de Souza, de 38 anos, os policiais do GATI, junto com o IBAMA e o Serviço de Inteligência do 7º BPM, apreenderam uma espingarda de fabricação caseira, sendo a mesma apresentada na delegacia. Também na Serra da Estância foi detido o agricultor José Henrique Moreira, de 45 anos. Na casa dele os policiais apreenderam uma espingarda de fabricação caseira, uma espingarda calibre 36 da marca Rossi, e um “Tatu Peba”. O mesmo foi apresentado na DPC.

TRINDADE

Por volta de 01:00 da madrugada do dia 06/12, no Parque de Vaquejada de Trindade, quando a PM estava de serviço no local citado, avistou uma pessoa em atitudes suspeitas. Ao ser abordado e ao verificar a motocicleta em que o mesmo pilotava, foi encontrado em baixo do banco, um revolver calibre 38 Taurus com 05 munições intactas. Ele foi identificado por Fabrício de Souza Andrade, de 18 anos, montador de móveis. A motocicleta foi liberada, enquanto a arma junto com o acusado foram encaminhados à DPC de plantão em Ouricuri onde ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.

ARARIPINA

Às 18:40 do último dia 28/11, na BR-316 no Bairro Planalto, policiais militares fizeram a detenção do empresário Samuel Medeiros, de 45 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia estava havendo uma confusão em um bar daquela localidade entre o empresário e um popular. Ainda segundo a polícia o popular saiu do local e o empresário ao perceber a presença do policiamento escondeu um revolver calibre 38 Taurus com 06 munições intactas dentro de uma grade de cerveja. O policiamento revistou o local encontrando a arma. Após ser indagado o empresário confirmou ser o proprietário da arma de fogo e foi conduzido para a DPC de plantão em Ouricuri junto com a arma.

IPUBÍ

Às 17:00 do dia 03/12, no Jardim Siqueira, policiais do GATI receberam uma denuncia anônima que ajudante Emerson Gouveia, de 19 anos, possuía uma arma de fogo. No local os policiais encontraram um menor que confirmou a propriedade da arma, sendo apreendida no local uma espingarda calibre 12 , marca Boito, com 04 cartuchos intactos. Segundo o menor a referida arma pertencia ao ajudante. Ambos foram apresentados na DPC junto com a espingarda.

OURICURI

Durante rondas e abordagens por volta das 22:40 do último dia 30/11, na Avenida anjtônio Pedro da silva, no Centro, policiais do GATI interceptaram um veiculo em atitude suspeita e pararam uma Toyota/Hilux, placa KOS-9272-RJ, cor branca, ano 2012, o qual estava ocupado por três pessoas. Ao ser procedida à revista foi encontrado no interior do veiculo duas armas de fogo, sendo um revolver Rossi calibre 357, com 09 munições intactas e um revolver Rossi calibre 38, com 06 munições intactas. Segundo a polícia as armas pertenciam ao vereador e Presidente da Câmara Municipal de Exu, Jurandir Severo de Carvalho, de 40 anos. Após encontrar as armas foi dado voz de prisão ao mesmo e ele foi encaminhado para a DPC local. 

Às 17:30 do dia 25/11, no Sítio Bode, zona rural do município, o efetivo do GATI em conjunto com o efetivo da 2ª seção, apreenderam na casa do agricultor Matheus Gomes de Lima, de 20 anos, um revólver Taurus calibre 32 com 02 munições intactas. Segundo a polícia, no dia 21/11, o mesmo efetuou disparos de arma de fogo em via pública. Antes da chegada da polícia o mesmo fugiu em direção à caatinga, mas momentos depois e entregou e foi encaminhado para a DPC local.

Ainda no dia 25/11, por volta das 18:20, no Sítio Juazeiro, zona rural do município, a equipe do GATI apreendeu uma espingarda de fabricação artesanal, materiais para recarregar as mesmas, além de 06 munições calibre 22, na casa do agricultor Antonio José da Silva, de 40 anos. O material apreendido foi entregue na DPC local, enquanto o agricultor se apresentou posteriormente na delegacia.

No período entre 25/11 à 10/12, foram apreendidas 11 espingardas, sendo 07 de fabricação artesanal, uma calibre 32, uma calibre 28, uma calibre 36 e uma calibre 12, além de 03 revólveres, sendo dois calibre 38 e um calibre 357, além de várias munições dos respectivos calibres.

Fonte - Polícia Militar de Pernambuco

Reportagens/ Foto - Fredson Paiva

Nenhum comentário: