ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ESPAÇO - TEMPESTADE SOLAR ATINGE A TERRA DURANTE VIRADA DO ANO

Na noite de segunda-feira (28), uma mancha solar entrou em erupção produzindo uma lenta explosão solar. As imagens do Observatório Solar e Heliosférico (Soho) mostram que a nuvem de plasma, resultado da explosão, está vindo na direção da Terra e deverá atingir o planeta provavelmente no dia 31 de dezembro, desencadeando a última tempestade geomagnética de 2015, e a primeira de 2016.

Em consequência do fenômeno, podemos esperar apagões de rádio, falhas nos sistemas de geo-posicionamento (GPS), além de luzes brilhantes nos céus nas proximidades dos pólos ou auroras polares. As tempestades geomagnéticas representam também um risco para astronautas no espaço e satélites que orbitam o planeta. Para evitar danos maiores e irreversíveis, muitos desses satélites serão desligados temporariamente.

Segundo os meteorologistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a mancha pode gerar ainda novas explosões nas próximas horas. Analistas da NOAA estão realizando simulações para entender qual será o impacto da tempestade solar do réveillon 2016.

Os especialistas destacam também que um cometa poderá ser visto da Terra durante a virada do ano.

O Observatório Solar Dynamics da NASA registrou o brilho gerado pela explosão. Veja abaixo o vídeo:

Do JC OnLine

Nenhum comentário: