ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ENTREVISTAS - PREFEITOS DO CISAPE SE UNEM E RELATAM NAS RÁDIOS DA REGIÃO AS DIFICULDADES FINANCEIRAS DE CADA MUNICÍPIO

 
Após orientação da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), os prefeitos do Estado e dos que integram o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE, estão desde o início da semana percorrendo os municípios, visitando as emissoras de rádio mostrando em entrevistas, a real situação financeira em que se encontram cada cidade do Araripe.

Na tarde de terça-feira (17), o prefeito Dr. Everton Costa de Trindade, juntamente com o presidente do CISAPE, Gildevan de Melo (Santa Filomena), Alexandre Arraes (Araripina), João Marcos Siqueira Torres (Ipubi), Cezar de Preto (Ouricuri), Danilo Rodrigues (Bodocó), Léo Saraiva (Exú), José Saraiva (Granito) estiveram na rádio Pop Brasil FM de Trindade.
Dr. Everton apresentou a realidade dos repasses financeiros e das dificuldades que sofre os gestores para colocar em dia transporte escolar, salários, merenda, medicamentos, entre outros, e disse que foi preciso este ano cortar vários gastos, diminuição com combustível, desautorizando despesas, analisando junto da equipe o que deve dar prioridade nestes três meses.

“Muitas vezes passamos por momentos de constrangimento, porque somos humanos antes de sermos gestores, e sabemos das necessidades da população que procura nosso gabinete. Estou sempre buscando estar no atendimento ao público para ouvir os pedidos e atender de maneira adequada, mas não é fácil para nós termos que em alguns casos dizer não, devido a falta de recursos, é um preço amargo que qualquer um que estivesse no meu lugar poderia passar neste momento devido à crise que o Brasil está passando”, disse o gestor.
Segundo o presidente do CISAPE esta situação deve ser melhorada ano que vem. “Estamos trabalhando, unidos, planejando ainda mais, olhando como poderemos reagir melhor próximo ano, trabalhamos esperançosos que a presidenta Dilma (Governo Federal) ao lado do Governo do Estado possam intervir nesta situação e buscar melhorar os recursos que cada município precisa para se restabelecer”, disse o prefeito Gildevan.

Danilo Rodrigues, prefeito de Bodocó, fez um relato técnico e mostrou com números o massacre que o governo federal está fazendo com os municípios. Mencionou como exemplo o valor pago por aluno para a merenda escolar. “Os municípios recebem trinta centavos, por aluno, para a merenda escolar. Como fazem as prefeituras? São obrigadas a complementar o custo da merenda, mas não só da merenda. Outro caso clássico: uma equipe do Programa de Saúde da Família custa R$ 40 mil, mas o governo federal continua mandando R$ 10 mil, o mesmo valor de dez anos atrás”, afirmou o gestor.
Os demais prefeitos também seguiram a mesma linha de raciocínio dos executivos e também externaram as dificuldades que estão encontrando para honrar com os compromissos. “Malabarismo” foi à palavra usada pelo prefeito de Trindade, Everton Costa, ao relatar as dificuldades financeiras que o município atravessa com a redução drástica dos repasses compulsórios.

Pela manhã (17) os prefeitos estiveram na rádio Arari FM (Araripina), e já passaram pelas rádios das cidades de Petrolina, Dormentes e Afrânio. Ontem dia 18/11, os gestores estiveram na rádio de Parnamirim e na sexta-feira (20) irão para o município de Ipubi falar nos estúdios da Rádio Liberal FM 99,5 Mhz.

ASCOM / TRINDADE

Nenhum comentário: