ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

STRA - PROPOSTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O "CAR" É DISCUTIDA EM ARARIPINA

Como desdobramento do ato público ocorrido essa semana, no município de Araripina, Sertão do Araripe, na última quarta-feira (30/09), foi realizada uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araripina (STRA), com o objetivo de debater a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de associações rurais, do STRA, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS-PE) e das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente. 

Durante a reuniãofoi discutido sobre o contexto deimplementação do CAR, o andamento nos estados e os problemas que dificultam sua execução nos estabelecimentos rurais. De uma maneira geral, foi avaliado que os governos estaduais, os municípios e as organizações não governamentais estão com insuficiência de pessoal, infraestrutura e sem recursos para contratação de profissionais que possam realizar este trabalho. Além disso, foi lembrado que Pernambuco é o estado mais atrasado na implementação do CAR no país.

Diante desse cenário de dificuldades, a comissão reunida deliberou a realização de uma audiência pública regional em Araripina, com a finalidade de discutir alternativas concretas para a execução do CAR. A audiência está prevista para acontecer no dia 19 de outubro e será convocada pelo chefe do executivo municipal.

De acordo com os membros da comissão, a proposta é realizar uma audiência de caráter regional, e convidar prefeitos/as e vereadores/as da região, como também representantes de órgãos públicos estaduais, associações rurais, conselhos municipais, da sociedade civil organizada e lideranças políticas da região.

Além da audiência, ficou definido que a Prefeitura de Araripina disponibilizará um escritório na sede do STRA, para funcionar como a base de implementação do CAR. Nesse sentido, o município garantiu quatro profissionais habilitados para desenvolver o trabalho. 

A próxima reunião da comissão está prevista para o dia 8 de outubro, ocasião em que será monitorado o processo de organização da audiência pública e planejada a realização de capacitações técnicas no município, com o objetivo de formar profissionais para atender a demanda de execução do CAR.

Ato público

Na última segunda-feira (28/09), ocorreu um ato público em defesa da implementação e manutenção das políticas públicas conquistadas pela agricultura familiar no município de Araripina. 

A iniciativa partiu das associações de agricultores/as e produtores/as rurais e contou com pelo menos 300 pessoas, entre jovens, homens e mulheres do campo. Durante o ato foi formada uma comissão para dialogar com o prefeito do município e entregar a pauta de reivindicações do movimento. Entre elas o não pagamento do garantia safra e do transporte escolar, ausência da merenda e do abastecimento de água nas escolas e propriedades rurais.

Da ASCOM/ ONG CHAPADA.

Nenhum comentário: