ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SÍTIO SANTA ROSA - MÉDICO AGAMENON BRAZ INAUGURA PRAÇA, SANTUÁRIO E LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DO POSTO DE SAÚDE

 
As comunidades do Sítio Santa Rosa, Chapada Santa Rosa, São Miguel, Sítio Batinga e adjacências, ganharam na noite do último sábado 17/10, a Pracinha Josefa Braz da Penha e o Santuário de Nossa Senhora das Graças, os quais estão localizados no Sítio Santa Rosa.
A iniciativa privada da construção do santuário e da praça, foram do filho da terra e médico, Dr. Agamenon Braz, o qual nasceu e se criou naquela comunidade. Mais tarde o então estudante Agamenon partiu para o Recife onde se formou e morou por 35 anos, vindo para Araripina a alguns anos onde fixou residência no local onde passou a infância e juventude.
A Praça é uma homenagem a sua mãe, a Dona Josefa Braz da Penha e leva o nome da mesma. No seu discurso, Dr. Agamenon Braz falou que era um sonho idealizado há muito tempo a construção da praça e do santuário, que também é uma forma de homenagear sua mãe, seus parentes e os parentes dos moradores locais.
Em cada banco da pracinha está o nome dos pioneiros e fundadores do local, homenageados de uma forma especial pelo médico que construiu a área com recursos próprios e com a ajuda e mão de obra de alguns moradores locais, que ajudaram direta e indiretamente com a praça e o santuário, doando um dia ou mais de serviços.
A inauguração teve a participação de dezenas de moradores e a celebração foi realizada pelo Padre Domingos Malan, o qual falou da importância do santuário no local, renovando a fé do povo sertanejo das comunidades.
Além da presença dos moradores, outras pessoas de outras localidades também compareceram como o Diretor do Ministério do Trabalho de Araripina, Silvio Romero, o Sindicalista Antonio Barros, o Comissário de Polícia Roberto Delmondes, o empresário Jansen Modesto, alguns comerciantes, professores, entre outros. 
Uma parceria entre Dr. Agamenon e a Celpe, deixou o local mais iluminado com a instalação de hastes e lâmpadas nos postes já existentes. Hoje a região do Sítio Santa Rosa, apesar de estar na zona rural do município, é uma das mais iluminadas de Araripina.
Ainda dentro da inauguração do Santuário de Nossa Senhora das Graças, o médico Agamenon junto com o Padre Malan, lançaram a pedra fundamental para a construção de um Posto de Saúde no sítio Santa Rosa. Uma parte do material já está no local e o médico disse que até o meio do ano que vem o posto estará construído com recursos próprios e com ajuda de amigos do Recife e da região.
Os moradores ficaram felizes com a construção da pracinha, do santuário e com o anúncio da construção do posto de saúde, e agradeceram ao médico pela iniciativa. Eles disseram também que se sentem felizes em morar no local e saber que ali também mora um médico prestativo a todos e que ajuda nos momentos difíceis.
No final foi servido aos presentes um delicioso mugunzá com muito cachorro quente e refrigerantes, afinal, além dos adultos, dezenas de crianças também se fizeram presentes ao local e acompanharam de perto toda a celebração. Dr. Agamenon Braz vem de uma família com tradição política e teve o pai, Antonio de Braz Sobrinho, vereador por vários mandatos em Araripina. 
Agamenon Braz já foi candidato a vereador por duas vezes e a deputado estadual, mas não conseguiu se eleger. Ele disse que não vai desistir por que a política está no sangue e não esconde que já é pré-candidato a prefeito de Araripina nas próximas eleições. 
Reportagem/ Fotos - Fredson Paiva

Nenhum comentário: