ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 13 de outubro de 2015

SAÚDE - ARARIPINA PARTICIPA ATIVAMENTE DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma extensa programação participativa da campanha mundial do “Outubro Rosa”, como forma de alertar e contribuir com a redução do Câncer de Mama, um mal que ainda atinge muitas mulheres.

Pela programação que tem a sua abertura no próximo dia 15 e se estende até o dia 23, muitas atividades serão realizadas em diversos pontos e entidades ligadas à secretaria de saúde e de defesa das mulheres. Durante todos os dias da campanha haverá distribuição de panfletos educativos e preservativos masculino e feminino.

A campanha tem total e importante apoio do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O secretário municipal de saúde, Airton Lage, destacou o importante trabalho que vem sendo feito pela prefeitura na prevenção de doenças e a atuação da equipe nas campanhas.

De acordo com ele, a campanha será extensa e acontecerá durante a segunda quinzena de outubro, levando informações importantes ás mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

ABAIXO SEGUE A PROGRAMAÇÃO:

15/10: Centro de Saúde Dr. José Araújo Lima (às 8h);

· Palestras;

· Atividade Física;

· Exame preventivo;

· Testagem Rápida de HIV;

· Aferição de Pressão Arterial;

· Teste Glicêmico;

· Avaliação nutricional.

19/10: CASAM (às 8h);

· Palestras;

· Atividade física;

· Exame preventivo.

20/10: CAPS (ás 8h);

· Palestras;

· Atividade física;

· Oficinas alusivas ao evento.

21/10: AMURA (às 8h);

· Palestras;

· Atividade Física;

· Avaliação nutricional.

22/10: SESC (às 15h);

· Palestras;

· Oficinas alusivas ao evento.

23/10: Culto Ecumênico (Lar Geriátrico às 19h).

O OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Da ACE

Nenhum comentário: