ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FIEPE - PALESTRA SOBRE TENDÊNCIAS DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL ATRAI EMPRESÁRIOS DO ARARIPE

 
A Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE promoveu em sua sede na região do Araripe um encontro de empresários com o gerente do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais, Thobias Silva, para falar sobre as tendências para o cenário econômico internacional e nacional. A palestra foi realizada no auditório da Unidade Regional Sertão do Araripe.
A iniciativa partiu do Conselho Empresarial – que reúne vinte industriários das cidades do Araripe de diversos setores da economia regional – que identificou a necessidade de apresentar o cenário econômico e as tendências de mercado para todos os empresários que atuam na região. Em sua apresentação Thobias Silva mostrou dados importantes da economia mundial e nacional. Ele explicou o cenário de queda do Produto Interno Bruto – PIB e as projeções para 2016 além do processo de valorização do dólar frente ao real, iniciado há seis meses.
Sobre a economia de Pernambuco, o gerente do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE destacou o crescimento do PIB acima da média nacional. Em 2014 o PIB do Brasil foi de 0,1% enquanto que o de Pernambuco foi de 2%. As economias que mais contribuíram para este crescimento foram os setores da agropecuária (2,5%), indústria (1,5%) e serviços (2,3%). 
A diretora da unidade regional do Araripe e presidente do Conselho Empresarial, Ceissa Campos Costa, destacou a importância da apresentação das estatísticas nacionais e estaduais; e especialmente os dados da região do Araripe. “A palestra apresentou o quadro mundial passando pelas economias nacionais, estaduais e principalmente da região do Araripe. Estas informações são fundamentais para a tomada de decisões dos empresários que participaram do encontro. A FIEPE cumpre assim seu papel de apresentar soluções para a indústria”, afirmou.
De acordo com Thobias Silva a região do Araripe apresenta crescimento econômico industrial e este foi um fator decisivo para a instalação da unidade regional em Araripina. O PIB da região saltou de 638 milhões de reais em 2004 para 1,8 bilhão em 2012. A indústria do Araripe é responsável por 3,1% de todo o Estado e emprega 1,3% dos empregos do setor. “O encontro com os empresários da indústria do Araripe é importante para a FIEPE que apóia as ações de crescimento e oferece produtos e serviços que dão a orientação em um cenário instável. Ainda assim a indústria da região tem se mostrado forte e inovadora e com potencial de crescimento”, destacou o economista. 
Ouça abaixo uma entrevista do economista Thobias Silva, ao repórter Fredson Paiva, da Rádio Arari FM.

Da ASCOM/ FIEPE

Fotos - FIEPE/ Fredson Paiva

Nenhum comentário: