ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

BRASIL - CONTRAN DECIDE TORNAR OPCIONAL O USO DO EXTINTOR DE INCÊNDIO EM AUTOMÓVEIS

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu tornar opcional o uso de extintor de incêndio em automóveis em todo o Brasil. A decisão foi tomada de maneira unânime e ocorre após 90 dias avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos. 

O equipamento também terá uso facultativo em utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada, mas ainda será obrigatório em todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos. 

A obrigatoriedade do dispositivo se estabeleceu em 1968 e passou a vigorar em 1970. Segundo o presidente do Contran e diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alberto Angerami, a prorrogação da data para a obrigatoriedade do extintor ABC para 1º de outubro, teve como objetivo dar prazo para reuniões com os setores envolvidos. 

“Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor”, explicou. 



Fonte: Diário OnLine

Nenhum comentário: