ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 11 de agosto de 2015

TRÂNSITO - REGIÃO DO ARARIPE PARTICIPA DE FÓRUM PARA COMBATER OS ACIDENTES DE MOTO

 
Aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (10) em Ouricuri o Fórum de Educação de Trânsito realizado pelo Governo de Pernambuco através do DETRAN – PE e Secretaria das Cidades. O encontro contou com o apoio da IX GERES (Gerência Regional de Saúde) e a presença dos municípios representados, sendo: Trindade, Ipubi, Araripina, Ouricuri e Bodocó.

De acordo com Luciana Carvalho - coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN, os municípios que mais estão desenvolvendo acidentes com vítimas fatais, envolvendo motocicletas no sertão do Araripe são; Ouricuri (1º lugar); Trindade (2º lugar) e Ipubi (3º lugar) e é preciso que todos juntos possam tomar uma nova postura diante os resultados.
Para a gestora da GERES - Danyella Travassos Paiva os números de acidentes aumentam diariamente, não existindo recursos suficientes para a demanda, fato que preocupa o Estado e os municípios do Araripe.

“Enquanto não houver consciência da sociedade usuária de motos os números irão aumentar ainda mais, é preciso que não apenas os governos façam, mas todos nós juntos, isso inclui toda sociedade seja ela instituição familiar, educacional, segurança pública, com um novo olhar individual”, destacou Danyella.
O município de Trindade enviou sua representação com o Chefe de Gabinete o advogado Dr. Valtenci Assunção, Cerliana Barros Delmondes - presidente Comitê Municipal de Combate aos Acidentes de Trânsito, a vice-presidente Mikaela Lopes, a assessora Executiva de Imprensa / jornalista Ana Abrantes e representantes da Guarda Municipal de Trânsito.

De acordo com Dr. Valtenci o município já vem realizando diversas atividades após a criação do Comitê Municipal, articulado pelo prefeito Dr. Everton Costa e sua equipe.
“Além dos trabalhos desta equipe com palestras de conscientização nas escolas, campanhas e panfletagem em vários pontos da cidade, o município ainda estuda a viabilidade de recursos para colocar em prática o projeto de municipalidade. O prefeito Dr. Everton Costa vem buscando meios legais para que isso venha torna-se realidade na nossa cidade que cresce a passos largos”, frisou.

Durante o Fórum duas palestras (com direto a perguntas e respostas) foram proferidas com os temas: Segurança no Trânsito com Motocicletas e Trauma de Face x Acidentes com Motos.
Para termos uma ideia da seriedade do assunto, no Brasil morrem por ano cerca de 43 mil pessoas vítimas de acidentes, sendo que a cada três, um é motociclista - jovens do sexo masculino entre 15 a 29 anos. O problema é mais grave no Nordeste.

Principais motivações:

1 - Excesso de velocidade.

2 – O não uso do capacete (com o uso do equipamento “corretamente” o número de óbitos pode reduzir em 40%, já o risco de ferimentos graves 70%).

3 - Álcool e motocicleta (quase 90% que chegam aos hospitais no país são devido à embriaguez).

Fiscalização Cinquentinha

A partir de agora a fiscalização irá aumentar, as pessoas que utilizam das motos cinquentinhas terão um prazo de 90 dias para o emplacamento e a retirada das carteiras de habilitação nas categorias A ou ACC. O objetivo é a diminuição de óbitos e a retirada das vias os adolescentes e jovens que vem sendo vítimas, conduzindo motocicletas sem idade e documentação adequada.

Presentes ainda no evento: Procuradores, Polícia Militar, Guardas Municipais, Autarquia de Trânsito de Araripina – ATTA, DETRAN Araripina, ciclistas; servidores públicos e sociedade civil do Araripe.

Mais informações:
O Fórum de Trânsito está percorrendo todo o Estado durante os próximos dias, sendo que iniciou no Recife, Garanhuns, Arcoverde, agora em Ouricuri, seguirá para Salgueiro, Petrolina e Itamaracá.

Por Ana Abrantes

Nenhum comentário: