ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ARARIPINA - AGRICULTORES INAUGURAM FEIRA AGROECOLÓGICA NO DISTRITO DE NASCENTE


Com a capacidade de produção ampliada por meio do acesso aos projetos de construção de tecnologias hídricas, 65 famílias agricultoras beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e do Pernambuco Mais Produtivo,decidiram inaugurar uma feira agroecológica no distrito de Nascente, em Araripina, que ocorrerá no próximo sábado (29) durante a 2ª Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos de Nascente. 

A proposta do espaço de comercialização agroecológico foi uma iniciativa das próprias famílias que procuraram a ONG Chapada e solicitaram uma reunião para falar sobre a parceria entre os/as agricultores/as e a instituição. De acordo com o técnico da ONG Chapada, Flávio Paiva, as famílias já comercializavam o excedente em suas comunidades, mas ainda precisavam de um espaço consolidado. 

Com a feira agroecológica, além do desenvolvimento econômico e socialdos/as agricultores/as do distrito, a população de Nascente ainda terá a oportunidade de consumir alimentos saudáveis, já que são produzidos sem agrotóxico. Entre outros benefícios, as práticas agroecológicas permitirão também que as famílias preservem o meio ambiente, gerenciem de forma correta os recursos hídricos, pratiquem o associativismo, acessem políticas públicas e trabalhem o empoderamento de mulheres e jovens através da geração de renda.
A feiraagroecológicaconta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Araripina que doou a água para o armazenamento nas cisternas-calçadão e as seis barracas, onde as 65 famílias comercializarão frutas, hortaliças, mel, derivados da mandioca (puba, bolo de puba, sequilhos, tapioca de forno e goma), doces de frutas (mamão, banana), galinha caipira, ovos, mudas de plantas ornamentais e medicinais e também artesanatos. “Nós do Chapada, por meio da assessoria técnica, se esforçaráao máximo para orientar as famílias quanto a qualidade da produção e diversidade da mesma”, comenta Flávio Paiva. 

Serviço

Local:Centro de Nascente, ao lado Igreja Matriz

Dias de funcionamento: terças-feiras 

Horários de funcionamento: 6h às 12h

Do CHAPADA

Nenhum comentário: