ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 16 de junho de 2015

SESSÃO SOLENE - CÂMARA HOMENAGEIA OS 120 ANOS DA FUNDAÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO

Os 120 anos de fundação da Escola de Engenharia de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foram celebrados, na segunda-feira (15), em uma sessão solene na Câmara dos Deputados. Por indicação do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), a cerimônia foi marcada pelas contribuições e avanços que a instituição de ensino superior proporcionou ao desenvolvimento social e econômico do Estado e do Brasil. Dirigentes, professores e parlamentares participaram da solenidade em Brasília. 

“A Escola de Engenharia realiza um trabalho de fundamental importância na área do ensino superior no Estado. Associando a produção e a democratização do conhecimento, oferece oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional aos cidadãos e, ao mesmo tempo, contribui para impulsionar o crescimento social e econômico equilibrado da sociedade na qual está inserida”, discursou o deputado Jorge Côrte Real, que é ex-aluno da instituição. O petebista cursou Engenharia Civil entre os anos de 1971 a 1975.

O deputado Jorge Côrte Real destacou ainda que, hoje, a Escola de Engenharia congrega, aproximadamente, cinco mil alunos matriculados nos 17 cursos de graduação e cerca de 500 na pós-graduação. E nos últimos anos, a média de egressos da graduação tem sido de 180 por semestre. O parlamentar relembrou a importância política da instituição, a segunda escola voltada para o ensino de Engenharia no Brasil em 1985.

Além Jorge Côrte Real, que presidiu a sessão, a mesa foi composta pelos professores Alexandre Schuler, diretor da Escola de Engenharia, Afonso Sobreira, vice-diretor da instituição, Edmilson Lima e Maurício Pina, e os parlamentares Mauro Pereira (PMDB-RS), que representou o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Luciana Santos (PCdoB-PE).

Representando o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, o professor Edmilson Lima destacou o trabalho de inovação na Escola, através do programa Ciências sem Fronteiras. "Enviamos nossos alunos para o exterior para complementar a formação e trazer inovação tecnológica para o País. Passamos, em 2004, de 12 alunos para mais de 500, atualmente. Eles trazem o conhecimento e aplicam no novo cenário econômico do Estado", afirmou. O professor Maurício Pina destacou que a instituição, ao longo de sua trajetória, foi também berço para formação de líderes políticos, como os ex-governadores Manuel Borba e Carlos de Lima Cavalcanti, além do próprio deputado Jorge Côrte Real e da deputada Luciana Santos.

Da ASCOM

Nenhum comentário: