ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PROBLEMAS NO CORPO - USO DE SMARTPHONE PODE SOBRECARREGAR MÃOS, PUNHOS, PESCOÇO, COSTAS E OLHOS

Vale o aviso: o uso constante de smartphone causa problemas no corpo. “A utilização em excesso do aparelho causa uma sobrecarga principalmente nas mãos, no punhos, no pescoço, nas costas e nos olhos. As mãos e punhos podem sofrer com a tendinite, que é a inflamação dos tendões. 

Na região do pescoço e costas, ocorrem dores e contraturas. Nos olhos, devido à longa exposição à luminosidade da tela do celular, pode acontecer o que chamamos de vista cansada”, alerta o ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Eduardo Alonso Nannini.

Ele reforça que os sintomas são facilmente percebidos. “A tendinite se manifesta por meio de dor na região afetada e perda de força. A contratura do pescoço, por sua vez, limita a movimentação da cabeça e também causa dor. Já a vista cansada está presente quando há dificuldade de enxergar, visão embaçada, dor de cabeça e olhos pesados”, explica Nannini.

Ao aparecerem os sintomas, é importante procurar um médico. “Em longo prazo, se não tratados, os problemas podem se tornar crônicos”, alerta.

Há estudos em andamento que focam a prevenção de problemas ortopédicos causados pelo uso excessivo do aparelho. Ainda não foram concluídos. “O que sabemos é que o grande problema está no período utilizado sem um tempo de descanso. O ideal seria que as pessoas utilizassem o dispositivo por, no máximo, 30 minutos e intercalassem com 20 minutos de repouso”, recomenda o médico.

Do NE10/ Casa Saudável

Nenhum comentário: