ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de maio de 2015

COMÉRCIO - DIA DAS MÃES SERÁ MAIS APERTADO, MAS É POSSÍVEL PRESENTEAR SEM GASTAR MUITO

O Dia das Mães, comemorado fielmente no segundo domingo do mês de maio, é uma data marcada por presentes. Apesar de ser a 2ª mais importante para o comércio local e nacional - perdendo apenas para o Natal - , uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PE) aponta uma queda de 0,9% em relação à expectativa de vendas deste ano.

A queda nas compras pode ser explicada pela crise econômica atual. "As famílias vêm consumindo menos por causa dos ajustes do governo, alterações em tarifas, preço do combustível, inflação. Todos esses fatores diminuem o consumo da população de modo geral", diz o economista da Fecomércio Rafael Ramos. 

Mesmo que o preço do presente caia um pouco, os filhos, certamente, não irão deixar de mimar as mães. Por isso, algumas dicas podem ajudar na hora da escolha. As orientações de como comprar certo (e barato!) para o Dia das Mães são da economista Amanda Aires:

» Pesquise e compare: É um clichê que funciona. Se você já tiver uma ideia do que ela quer de presente, como um celular, por exemplo, vale ir em várias lojas para encontrar o melhor preço. "Sempre tem um lugar mais barato para comprar o presente da mãe, é só procurar e comparar". Ou seja, nada de preguiça! A economia vale a pena.

» Pagando à vista, vale pechinchar um desconto: Pechinchar não é uma técnica muito utilizada no dia a dia de compras. Mas, pagando em dinheiro ou débito, vale pedir um ''descontinho'' para a data especial. Além do desconto, evita dívidas de cartão de crédito. Algumas lojas dão até 10% de desconto nesta forma de pagamento.

» Se não for à vista, faz a política do à prazo: Se não tiver como pagar em dinheiro ou débito, melhor dividir o valor no cartão. Dividir "suaviza" o valor por separar em parcelas, diz a economista Amanda Aires. 

» Criatividade: "Presente bom não é, necessariamente, presente caro. O ideal é deixar a mãe feliz sem esvaziar os bolsos", afirma Amanda. Vale olhar tutoriais de "faça você mesmo" na internet. Presentes inovadores marcam a memória das mães mais do que 'aquela blusinha'. 

» Veja sites de compras coletivas: Diversos sites do gênero oferecem promoções de presente bem em conta e diferentes. Você pode encontrar preços bons em estadias em pousadas, pacotes de massagem, cabeleireiro, ingressos de cinema e teatro, além de jantares.

Produtos na internet, de maneira geral, saem mais em conta. Mas a economista alerta: pode demorar a chegar e sua mãe pode passar o dia dela sem presente. Sempre é importante checar as condições de entrega da empresa antes e pedir com bastante antecedência para garantir que o produto chegará na data.

Do NE10

Nenhum comentário: