ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 7 de maio de 2015

BRASÍLIA - CÔRTE REAL DEFENDE MAIOR COMPETITIVIDADE NACIONAL E INSERÇÃO DAS MICROS NO MERCADO INTERNACIONAL

Em audiência pública na Câmara Federal, na quarta-feira (6), o deputado Jorge Côrte Real (PTB) defendeu maior competitividade na indústria nacional, a inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional e uma profunda reformulação no sistema tributário brasileiro. A defesa ocorreu durante a reunião com o ministro Armando Monteiro Neto e membros das comissões de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Na pauta, o colegiado discutiu as ações executadas no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O deputado Jorge Côrte Real realçou que o País não concluiu as reformas necessárias para garantir competitividade às empresas nacionais no mercado internacional. “O ambiente de produção não é bom, não estimula o investimento privado, a geração de emprego e a melhoria da renda. Perdemos competitividade e isso ocorreu dentre outras causas pela falta de infraestrutura, por uma alta carga de impostos e pelo modelo tributário”, colocou. Sobre as micro e pequenas empresas, o parlamentar ressaltou a necessidade de implantar mecanismos que insiram esse segmento no comércio exterior “Temos que ver o modelo, se é através de cooperativas, e ver de que maneira é possível exportar”, argumentou o deputado.

O ministro Armando Monteiro Neto concordou com as observações do deputado Jorge Côrte Real e afirmou que, apesar de não se realizar uma reforma tributária “a um só golpe”, é preciso avançar nos ajustes, iniciando, por exemplo, com o PIS/Cofins e o ICMS. O ministro também defendeu que o Brasil precisa disseminar a cultura de consórcios das micro e pequenas empresas, utilizando ferramentas que aumentem o potencial de exportação desse setor.

Na audiência, o deputado Jorge Côrte Real disse estar confiante com as ações planejadas pelo ministério, no sentido de retomar o crescimento da economia brasileira. E destacou o esforço desempenhado pelo ministro Armando Monteiro Neto no sentido de contribuir com o crescimento do País. “Fico extremamente confiante em ouvir o pensamento do ministro sobre a economia e o projeto de crescimento. Me entusiasma muito o seu otimismo realista. O que se vê é que da parte do ministro há um projeto estruturado, com metas e que apontam os caminhos que devemos tomar para que possamos ter boas chances de voltarmos a crescer”, concluiu o petebista.

Da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: