ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 11 de maio de 2015

ARARIPINA - SEBRAE PROMOVE ENCONTRO DE AGRONEGÓCIOS

Nos dias 29 e 30 de maio, a Unidade Sertão do Araripe do Sebrae em Pernambuco promove a segunda edição do Enagro - Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe. O evento acontece na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra) e tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio do Sertão do Araripe: apicultura, pecuária leiteira, horticultura, caprinocultura, artesanato, cultura e gastronomia.

A programação do evento – que tem como tema “Desenvolvimento sustentável: diferencial para os produtores rurais” – é formada por palestras magnas e oficinas que vão discutir assuntos como a apicultura como atividade estratégica, linhas de crédito para produtores rurais, produção de alimentos orgânicos e gestão eficiente em laticínio, entre outros. Também vão ser promovidos atendimentos especializados e encontros de oportunidades.

A segunda edição do Enagro inclui a realização do 11º Encontro Estadual da Apicultura e da 2ª Mostra de Caprinos de Araripina. Outra atração do evento é a Unidade Móvel de Laticínios do Senai, que vai realizar oficinas práticas de lácteos para os participantes.

As inscrições para o Enagro - Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe têm o valor de R$ 10,00. A Faciagra está localizada na Estrada Araripina-Gergelim, Km 02, Vila Santa Maria, em Araripina. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (87) 3873.1708 e 9128.5935, com Maria Josiana.

Sertão do Araripe – Apesar da estiagem, a região do Araripe tem vivido um novo momento no cenário do Agronegócio no estado. Para os produtores rurais atendidos pelos projetos do Sebrae Sertão do Araripe, a situação hídrica vem sendo encarada como uma oportunidade de rever conceitos e aperfeiçoar e adotar novas técnicas de manejo e gestão.

Nesse sentindo, enquanto os produtores rurais passaram a recuperar e fortalecer a produção, e a procurar alternativas de comercialização de seus produtos, grupos de minimercados, hotéis, pousadas e o setor alimentício da região buscam novas formas de sobreviver à crise por meio da diferenciação de mercado, oferecendo aos clientes produtos locais com qualidade e garantia de procedência.

“O Sebrae busca trabalhar as vocações locais na região do Araripe para que elas se desenvolvam, gerando renda e se tornando competitivas”, afirma a analista da Unidade Sertão do Araripe do Sebrae em Pernambuco Maria Josiana Ferreira. “Além do gesso, o Sertão do Araripe desponta através de outros grandes setores, como o da bovinocultura leiteira, uma vez que a região possui a segunda maior bacia leiteira do estado de Pernambuco; e a apicultura, pois o Araripe chegou a ser o maior produtor de mel do país”, completa a analista do Sebrae/PE.

Da ASCOM/ SEBRAE-PE para o Blog do Fredson

Foto - Fredson Paiva

Nenhum comentário: