ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 13 de abril de 2015

RIACHO DAS ALMAS - PAULO INAUGURA PRIMEIRO DESSALINIZADOR SOLAR COLETIVO DA AMÉRICA LATINA


O governador Paulo Câmara inaugurou, no sábado (11), o primeiro dessalinizador solar coletivo da América Latina, no município de Riacho das Almas, Agreste Central de Pernambuco. O equipamento retira o excesso de sais das águas captadas em poços tubulares profundos, tornando-as apropriadas para o consumo humano. Instalado no distrito de Camorim, atenderá 60 famílias do entorno e de localidades vizinhas. Toda a operação de tratamento (de 600 litros por hora) será realizada por meio de energia solar, obtida por placas fotovoltaicas conectadas ao equipamento.

"Esse Governo tem compromisso com o que é importante para o povo. Entregar um dessalinizador movido a energia solar, que leva água limpa para podermos beber, é o que queremos fazer. Com água não podemos economizar. Temos que ampliar as nossas ações, principalmente em momentos difíceis, em que enfrentamos quatro anos de estiagem. Temos que estar juntos, porque o êxito de qualquer administração está no trabalho conjunto, na parceria, na união e na humildade. O povo quer governantes que saibam ouvir e que tenham determinação. Com trabalho, vamos conseguir todos os resultados", asseverou Paulo Câmara.

O sistema é composto ainda por dois reservatórios de 5.000 litros, cada. Um armazena a água recém-captada e o outro estoca o produto devidamente tratado e pronto para o consumo. A água é distribuída por meio de um chafariz eletrônico. O dessalinizador não utiliza baterias e é completamente automatizado - capta energia do sol e, imediatamente, começa a funcionar. A população beneficiada recebe fichas que garantem o fornecimento de 20 litros para cada família, possibilitando assim um controle do consumo e evitando desperdícios.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões lembrou que nos últimos três dias, em todas as discussões promovidas pelo Todos por Pernambuco no Agreste, o maior pedido era o abastecimento regular de água. "Temos que encontrar soluções que amenizem o sofrimento da população, diminuindo essa carência. A solução mais imediata é a perfuração de poços artesianos. Mas onde há água, muitas vezes não tem energia elétrica. E onde é possível perfurar, a água é salobra, exigindo o dessalinizador. Por isso hoje inauguramos um equipamento, primeiro da América Latina, que funciona com energia solar. Assim, é possível levar água para os lugares mais distantes e de forma sustentável", explicou.

PIONEIRISMO - O sistema pioneiro na América Latina faz parte dos 201 dessalinizadores instalados pela Secretaria Executiva de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC). Esses equipamentos são estratégicos para o reforço da infraestrutura hídrica das zonas rurais, pois atende a demanda por água potável em áreas distantes das fontes de energia elétrica. Representa ainda um impacto econômico positivo por meio da redução do uso de carros pipas pelas comunidades, bem como através da melhoria da saúde pela ingestão de água de boa procedência.

Em Riacho das Almas, uma parceria entre a SDEC e a Prefeitura Municipal aproveitará a chamada água residual do processo de dessalinização para desenvolver a produção de pescado. O teor de sais é propício para criação de tilápias. Serão escavados tanques em áreas próximas, que serão cobertos por uma lona especial para receberem os peixes. O planejamento da prefeitura é de ainda instalar uma pequena unidade de beneficiamento no local.

Da SEI

Nenhum comentário: