ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 9 de abril de 2015

ARTIGO - CRIME DO DESPERDÍCIO - PAIVA NETTO

Urge impedir o desperdício. É providência sensata, humanitária, emtodas as áreas e das mais diferentes classes sociais. É um crime, por exemplo, deixar estragar alimentos, quando milhões de pessoas ainda passam fome. 

O dr. Alan Bojanic chamou a atenção para esse fato em entrevista ao programa “Biosfera”, da Boa Vontade TV.Engenheiro agrônomo boliviano, ele é representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil: 

“A FAO fez um estudo amplo para ver a porcentagem de perdas de alimentos no mundo. Temos uma cifra que é muito — vamos dizer — dolorosa! Depois que o produto é coletado, até chegarao consumidor, e mesmo na casa dos consumidores, temos perdas muito altas. É quase um terço de toda a produção mundial que vai — se pode dizer — para o lixo. Uma produção muito importante, que tem implicações de todo tipo, em primeiro lugar, humanitárias, porque é comida que poderia ser dada para muitas pessoas carentes. É um absurdo ambiental, pois muita energia foi gastana produção. E também tem a ver com a ineficiência econômica. Então, é um absurdo humanitário, ambiental e econômico-financeiro”. 

Em “O Capital de Deus”, livro que estou preparando, comento uma passagem evangélica, que nos traz instrutiva lição. 

Conhecedor dos Soberanos Estatutos da Economia de Deus, ainda ignoradospelos seres humanos, Jesus, o Cristo Ecumênico, logo, universal, pôde realizar o milagre da multiplicação de peixes e pães, conforme o relato de Mateus, 14:13 a 21. 

A PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DE PÃES E PEIXES 

“13 Jesus, ouvindo que João Batista fora decapitado por ordem de Herodes, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, à parte. Sabendo disso, as massas populares vieram das cidades, seguindo-O por terra. 

“14 Desembarcando, Ele viu uma grande multidão. Compadeceu-se dela e curou os seus enfermos. 

“15 Ao cair da tarde, aproximando-se Dele, os discípulos Lhe disseram: Senhor, o lugar é deserto, e vai adiantada a hora. Despede, pois, esse povo para que, indo pelas aldeias, compre para si o que comer. 

“16 Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, o alimento. 

“17 Ao que Lhe responderam: Senhor, não temos aqui senão cinco pães e dois peixinhos! 

“18 Então, o Mestre ordenou-lhes: Trazei-os a mim. 

“19 E, tendo mandado que todos se assentassem sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixinhos, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, havendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões. 

“20 Todos comeram e se fartaram. E, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos repletos. 

“21 E os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças”. 

Além disso, não nos esqueçamos do que o Divino Benfeitor nos ensinou a respeito da capacidade pessoal de cada ser humano, ao dizer: “—Vós sois deuses. Eu voltarei ao Pai, vós ficareis aqui na Terra, portanto, podereis fazer muito mais do que Eu” (Evangelho, segundo João, 10:34 e 14:12). 

A quem, talvez por ócio, analisando o trecho anterior, argumentasse que Jesus é um caso especial e, por isso, não há parâmetros para se comparar a nossa competência à Dele, divinamente superior, poderíamos considerar que não seria necessário subirmos a tamanha grandeza, bastando que os que têm posses deixassem de desperdiçar tanto. Seria um passo. Sim, mas um passoconsiderável. Como observou Confúcio: “— Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”. 

Destaquemos que, no versículo 20 do capítulo 14, o Evangelista Mateus revela: “— Todos comeram e se fartaram. E, dos pedaços que sobraram,recolheram ainda doze cestos repletos”. 

Quer dizer, não jogaram fora o que lhes sobejou. As apreciáveis porções haveriam de, em nova oportunidade, beneficiar aquela gente ou outra. Costumo dizer que a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã.Reflitamos sobre isso. 

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor. 

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Nenhum comentário: