ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 23 de março de 2015

FLORESTA, AFOGADOS DA INGAZEIRA E ARCOVERDE - SEGUNDO CICLO DO TODOS POR PERNAMBUCO COLETA 3.518 SUGESTÕES

O segundo ciclo do Todos por Pernambuco reuniu 3.409 pessoas dos sertões de Itaparica, Pajeú e Moxotó. As plenárias aconteceram nas cidades de Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, coletando, ao todo, 3.518 sugestões nas áreas de educação, cultura, saúde, segurança, água, cidadania, desenvolvimento rural, economia, inovação, sustentabilidade e infraestrutura.

O governador Paulo Câmara, que acompanhou diretamente todas as plenárias, mostrou-se satisfeito com o resultado obtido nesta segunda semana. “Foram três dias de muito trabalho, onde estivemos focados no objetivo do Seminário, que é ouvir as pessoas e saber a real necessidade de cada região. Essa é a nossa forma de governar, de planejar as nossas ações. E a população vai nos ajudar a fazer esse planejamento e definir as metas que vamos executar na nossa gestão”, pontuou.

Entre as demandas mais solicitadas nesta edição, algumas merecem destaque. Na área de Saúde, a reforma de hospitais do sertão e o aumento do número de leitos; a universalização do Programa Mãe Coruja, que apareceu como pleito em todas as regiões; além da realização de concurso público. Essas foram algumas das 379 sugestões oferecidas pelos 415 participantes.

A melhoria da estrutura física de algumas escolas estaduais que ainda precisam de reforma, assim como o investimento em quadras poliesportivas nas unidades estaduais foram demandas registradas na sala temática de Educação e Cultura - uma das mais concorridas deste final de semana. Foram 390 participantes nos três dias de encontro e 826 sugestões.

O tema água também registrou demandas importantes. A construção de poços, ampliação da quantidade de reservatórios para distribuição da Água dos carros pipas, bem como a ampliação e construção de cisternas foram alguns dos 375 pleitos na sala temática que reuniu, nos três dias, 292 pessoas.

Na sala de Desenvolvimento Rural surgiram boas sugestões para a área de agricultura familiar, como a criação de viveiros de muda; o ajuste aos programas Terra Pronta e de distribuição de sementes; a adesão ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e um estudo sobre o impacto ambiental da Caatinga. Para esse tema, foram, nos três sertões, 243 participações e 522 sugestões.

O assunto Cidadania registrou um balanço de 342 participantes e 564 propostas. A atenção especial aos idosos e aos jovens, com o fortalecimento de programas importantes como a Casa da Juventude e os Centros de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs). A sala de Economia registrou 327 participantes. A implantação de distritos industriais, o desenvolvimento de cadeias produtivas e a implantação de um parque de energia alternativa na região do Moxotó foram alguns dos 425 pleitos apresentados.

Os participantes da sala temática de Segurança solicitaram aumento do efetivo das polícias Militar e Civil; o incremento de ações de prevenção à violência e a construção de delegacias de plantão e de atendimento à mulher. Foram 190 participantes e 194 sugestões nos três dias.

A sala de Infraestrutura registrou 283 participantes e 233 demandas. A maioria delas tratou da melhoria das PEs, como a pavimentação da PE-310 (trecho Custódia-Iguaraci); da implantação e pavimentação da PE-312 (trecho Custódia-Ibimirim); da PE-250 (trecho de Pedra ao Distrito de São Domingos); entre outras. Nos três dias, um total de 927 pessoas participaram das plenárias.

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, ressaltou a qualidade dos debates. “O nível das discussões está excelente. Estamos satisfeitos e vamos continuar trabalhando com esse modelo de gestão participativa e democrática, como nos orientou o governador Paulo Câmara”.

A próxima rodada do Todos por Pernambuco será nas cidades de Surubim (Agreste Setentrional), Garanhuns (Agreste Meridional) e Caruaru (Agreste Central); nos dias 9, 10 e 11 de abril, respectivamente.

Da SEI

Nenhum comentário: