ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 31 de março de 2015

CARDÁPIO DA QUARESMA - SESI ENSINA RECEITAS "LIGHTS" PARA A PÁSCOA


Chocolate, feijão de coco e bacalhoada são alguns dos alimentos mais consumidos na Páscoa. Deliciosos e...cheios de calorias, um desafio para quem deseja manter a boa forma. Mas, quem disse que o cardápio pascoal precisa ser engordativo? O programa Sesi Cozinha Brasil também tem receitas para um almoço gostoso, nutritivo e, o melhor, com poucas calorias. 

A nutricionista do Sesi/PE, Lídia Bandeira, explica que os pratos mais “magros” são possíveis graças a troca de ingredientes na preparação das receitas tradicionais. “No Cozinha Brasil, utilizamos muitas cascas e alimentos ricos em fibras. Eles são importantes porque ajudam a reduzir a absorção do açúcar pelo organismo, equilibram o trânsito intestinal e atuam na prevenção doenças, além de auxiliar na redução do colesterol considerado ruim", diz.

O programa Cozinha Brasil atua o ano inteiro realizando a educação alimentar inteligente da população, especialmente para os trabalhadores da indústria, com foco na alimentação saudável, nutritiva e de baixo custo. Empresas interessadas em oferecer os cursos do programa para funcionários, dependentes e/ou comunidade podem entrar em contato pelo (81) 3412.8330.
Confira abaixo algumas sugestões “light” para Páscoa:

Bacalhoada Econômica
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 h 30 min
Valor calórico: 499,02 kcal

Ingredientes:

600g de cação salgado
10 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola picada
3 colheres (sopa) de salsa picada
4 unidades de batata
2 unidades de tomate
1 unidade de pimentão verde
1 unidade de pimentão vermelho
1 unidade de cebola
½ xícara de azeitona preta
2 unidades de ovo
Sal a gosto

Modo de preparo:

Para dessalgar o peixe, deixe-o de molho de véspera. Afervente-o até ficar macio, desfie, refogue com 8colheres de azeite, o alho, a cebola picada e a salsa. Reserve. Descasque as batatas, corte-as em rodelas, cozinhe com sal e reserve. Corte os pimentões, os tomates e a cebola em rodelas e reserve. Cozinhe os ovos, descasque e reserve. Em um refratário, monte a bacalhoada alternando as camadas: comece pelas batatas, o peixe, os pimentões, o tomate e a cebola. Regue com 2colheres de azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Decore com azeitonas pretas e ovos cozidos cortados em rodelas.

Dica: Para facilitar o dessalgue do cação, utilize água gelada ou apenas gelo.

Colomba Pascal
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1 h 10 min
Valor calórico: 475,81 kcal

Ingredientes:
4 unidades de casca de banana
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de uva passa

Farofa:
¾ xícara (chá) de castanha do Pará
1 colher (sopa) margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) canela em pó
½ banana

Modo de preparo:

Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca e a uva passa. Mexa bem. Por último, misture delicadamente às claras em neve e o fermento. À parte triture a castanha do Pará, corte a banana em pedaços pequenos e em uma vasilha misture todos os ingredientes da farofa. Reserve. Despeje a massa em uma forma descartável em formato de colomba, coloque a farofa por cima e leve ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar para retirar da forma.

Dica: Substitua a uva-passa por frutas cristalizadas ou frutas picadas cozidas.

Da ASCOM/ SESI para o Blog do Fredson

Nenhum comentário: