ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 26 de março de 2015

ARARIPINA - BR-316 - MAIS UM ACIDENTE GRAVE REGISTRADO NA ZONA URBANA

 
Por pouco a BR-316 na zona urbana de Araripina não é palco para mais um acidente de trânsito com vítima fatal. Por volta das 13:30 de terça-feira 24/03, o motorista de um veículo Ford Fiesta, ano 2014, cor prata, placa OXE-1156 de Belo Horizonte-MG, o qual vinha no sentido Marcolândia à Araripina, provavelmente *aquaplanou na pista pista molhada e foi de encontro a uma carreta que vinha em sentido contrário. O motorista da carreta muito experiente conseguiu livrar a batida frontal, vindo o Fiesta a bater na lateral da carreta, ficando totalmente destruído. Apesar da forte pancada houve apenas danos materiais e o motorista do carro ficou com pequenas escoriações.
Chovia bastante na hora do acidente que aconteceu em Frente ao Loteamento Expedito Arraes, em frente também à rádio Grande Serra, imediações da Vila Conceição. *Aquaplanagem ou hidroplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma filme de fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer em lama), os pneus perdem o contato com a pista. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos.
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até o momento em que o veículo para depende da banda de rodagem. A 120 km/h, um pneu com sulco de 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8 milímetros. Pneus com escultura assimétrica favorecem a evacuação da água e limitam assim os riscos de aquaplanagem.

Por Fredson Paiva

Fotos - Whatsapp

Nenhum comentário: