ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 31 de janeiro de 2015

SALGUEIRO - CARNAVAL TERÁ ATRAÇÕES DE RENOME NACIONAL E ESPAÇO GARANTIDO PARA A TRADIÇÃO

O Carnaval de Salgueiro (PE), no Sertão Central, este ano vai reunir grandes nomes da música de renome nacional, mas terá espaço garantido para as tradições do Carnaval pernambucano, a exemplo do frevo e do maracatu. 

A festa, que começará no dia 13 de fevereiro e seguirá até o dia 17, contará com uma programação eclética do Centro da cidade à zona rural. O anúncio da folia, que este ano tem como homenageado o advogado Carlos Veras (Carlito) – o qual em 40 anos consecutivos jamais passou a folia fora da cidade – foi feito ontem (30) pelo prefeito Marcones Libório.

A Festa de Momo contará com a participação do sambista Diogo Nogueira, grupo Revelação, Geraldinho Lins, Saia Rodada Elétrica, além de orquestras de frevo, grupos de maracatu, trios elétricos e grupos culturais. Porém, já no próximo dia 8 – antes da folia começar de verdade – haverá uma prévia do Bloco da Tabacaria. A novidade será a presença do Boi Maracatu de Arcoverde e Estrela Brilhante de Igarassu.

Tradição desde a década de 80, a sexta-feira (13) começa no pólo da Bomba com o Desfile das Virgens, desta vez ao som do DJ Santos. Em seguida, o trio dá a primeira partida com Jairoca de Tróia e banda. Até a quarta-feira de cinzas outras atrações vão animar o trio como Jameckson e Banda, Saia Rodada, Zum Zum Bamba, Hanah Vanessa e Pagodão Escuro.

No sábado de Zé Pereira, a programação virá com toda força pelas ruas e avenidas a partir das 17h com as tradições de Pernambuco: O frevo das orquestras, o Cia Soul dance, Maracatu baque Virado Nação Salgueirense, a Orquestra Metálica do Proac e concurso de blocos. Já no palco principal do pólo Bomba, a tarde das crianças será animada pela Barca Maluka e Orquestra Bronzeada.

O público vai conferir pela primeira vez no mesmo palco o show do carioca Diogo Nogueira, que vai fazer uma retrospectiva de sua carreira. Durante as passagens de som, uma orquestra estará no meio do público tocando frevo. No domingo e terça-feira a tradicional ‘Bicharada’ do Mestre Jaime, que sai há mais de 60 anos, desfilará seus exóticos bonecos gigantes e máscaras de animais pelas ruas da cidade. 

O circuito do frevo, montado no Girador do Prado, abrirá a folia dominical com orquestras e carnaval de máscaras. Já pelo palco do pólo Bomba vão passar Geraldinho Lins e Lia Sophia. No trio, a festança fica com Saia Rodada Elétrica.

Até a madrugada da quarta-feira de cinzas o palco principal ainda vai receber Faringes da Paixão, banda Santa Clara, de Recife, e Grupo Revelação. Outra novidade para este ano é o palco alternativo montado do lado de fora do Museu do Couro. 

Lá vão se apresentar as bandas Lobo Mauz, Ee & Ela, Ressonancia Rock, Delicada, Dixtac Hap, Holy Wood, Gory Sceram e Sun Halley. Fora do circuito da área urbana, a Prefeitura também montará pólos nos distritos rurais de Conceição das Crioulas e Umãs.

Infraestrutura

Dentro da infraestrutura da festa a Secretaria de Desenvolvimento Social vai repetir a dose dos festejos juninos ao instalar o camarote da acessibilidade para receber os portadores de deficiência que queiram participar da folia. A secretaria vai disponibilizar um veículo para ajudar no deslocamento dessas pessoas de casa para os pólos da folia.

O órgão também lançou, com o slogan “Em ritmo de Proteção Social”, uma nova campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, que começará a funcionar na primeira prévia com distribuição de panfletos, em caráter de conscientização, ao mesmo tempo estimulando a comunidade a denunciar os casos de abuso ou tentativa.

Com informações do Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário: