ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

CULTURA - CANTOR ARARIPINENSE CACÁ LOPES COMEÇA O ANO COM MUITO TRABALHO EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO



José Edivaldo Lopes, em arte Cacá Lopes, nasceu no sertão de Pernambuco na zona rural da cidade de Araripina, em 24/08/1962. É filho de Elpídio Lopes Frazão e Maria Rodrigues das Dores. Cantor, compositor, cordelista e instrumentista ímpar, poeta e pai de família. Passou sua infância e parte da adolescência no sopé da Chapada do Araripe, região encantada que deu à humanidade Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, referenciais presentes na arte de Cacá.  

Afinou os ouvidos e o coração ainda no útero materno, ouvindo o som dos berimbaus que Mestre Elpídio, seu pai, confeccionava. Cacá Lopes cresceu comendo beijus e tapiocas, regados à garapa de rapadura nas casas de farinha Araripeanas. 

Em meios aos causos e histórias de trancoso do Coroné Ludrugero, aos cocos moleques de Jackson do Pandeiro, à alegria matuta do Trio Nordestino e a sanfona mágica do “Velho Lua”, Cacá Lopes foi construindo a sua musicalidade, que hoje ressoa nos quatro cantos do mundo e conquista a cada dia mais espaço no concorrido cenário musical brasileiro. 

Carrega em seu patuá a bravura e a doçura do povo do Nordeste. É pão e rosas; É sol ardente e luar nos sertões paulistanos. Em suas apresentações faz questão de misturar a música e o cordel, mostrando para seu público um pouco da nossa rica cultura inserida na poesia popular e no forró pé de serra. 

Radicado em São Paulo desde 1984, e com 30 anos de estrada comemorados em 2014, o Pernambucano Cacá Lopes que iniciou sua trajetória artística na Rádio Grande Serra AM em sua terra natal Araripina, quando lançou seu 1º disco, mantém uma carreira consolidada como cantor e possui um diferencial em suas apresentações, é que devido a um atrofiamento no braço esquerdo, desenvolveu uma técnica peculiar pra tocar violão e com maestria toca utilizando apenas uma de suas mãos, mostrando muita superação. 

É um dos fundadores do movimento Caravana do Cordel e do Sarau Bodega do Brasil, que há 5 anos desenvolve ações culturais na região central de São Paulo. No momento está finalizando o CD “Cordel Cantado”, que será lançado em 2015 pela Gravadora Cacimba Discos, e um DVD coletivo, O Cantos Gerais, gravado ao vivo no Teatro Clara Nunes em Diadema - SP. 

Como cordelista, é autor de vários folhetos de cordéis entre eles: Hino Nacional Brasileiro em Cordel, A Invasão do Estrangeirismo, Cordel do Trava Língua, Provérbios Engraçados e dos livros: Cinderela em Cordel, adaptação da clássica obra de Charles Perrault, Ed. Claridade, e Vida e Obra de Gonzagão em Cordel, Ensinamento Editora. 

Já participou de muitos Programas de Televisão e teve alguns projetos premiados entre eles o Proart da Secretaria de Educação de São Paulo quando percorreu em 2013 e 2014, Vinte e duas unidades dos CEUs da Cidade, algumas cidades do interior Paulista e palcos da Virada Cultural. Percorre escolas e universidades há 18 anos com o espetáculo Música e Cordel nas Escolas, assistido por milhares de alunos e educadores da rede pública municipal e estadual de São Paulo. 

Agora em 2015 Cacá começou com o pé direito e muito trabalho. Um dos seus livros ou folhetos de cordel foi adquirido pela Secretaria de Educação de Japeri-RJ, que vai distribuir 12 mil exemplares para os alunos da cidade.

Cacá Lopes ainda está ensaiando para a gravação do 1º DVD coletivo com mais 4
artistas, sendo dois cearenses, um pernambucano, um mineiro e um paulista, além de está finalizando um CD inédito, que sairá pela gravadora CACIMBA DISCOS.

CONTATOS: www.cacalopes.com.brfacebook/poetacacalopes E:mail: poeta@cacalopes.com.brTel: 11-2557-9344 e 11-9 8278-9108(TIM) 

Da ASCOM/ Cacá Lopes para o Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: