ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

AUMENTO - CAIXA SOBE JUROS DE PARCELA DA CASA PRÓPRIA A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

A Caixa Econômica Federal vai reajustar as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais contratadas com recursos da poupança a partir desta segunda-feira (19). A nova taxa será aplicada somente aos imóveis financiados depois deste dia. A Caixa afirmou que está elevando as taxas por causa do aumento da taxa básica de juros, a Selic.

Nos financiamentos feitos pelo SFH ( Sistema Financeiro Habitacional), a taxa balcão -para clientes sem relacionamento com o banco- foi mantida em 9,15%; para quem já tem relacionamento com o banco, os juros subiram de 8,75% para 9%. Já para imóveis negociados pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), a taxa balcão subiu de 9,20% para 11%; para clientes com relacionamento, o juro passou de 9,10% para 10,70%.

NOVAS REGRAS - As novas taxas passam a valer para créditos habitacionais concedidos a partir da próxima segunda-feira. Segundo o banco, as taxas de financiamentos contratados com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida e do FGTS não sofrerão reajuste.

Conforme mostrou reportagem publicada nesta quinta-feira (15) pela Folha de S.Paulo, a Caixa detém 70% do crédito imobiliário no país e a mudança na taxa de juros praticada pela instituição deverá ter impacto nos juros dos demais bancos e no ritmo de atividade da construção civil.

OUTROS BANCOS - O reajuste nos juros da Caixa, que funcionam como um piso do mercado (o banco estatal é reconhecido por cobrar as menores taxas), deve levar as demais instituições a elevarem também os juros do empréstimo habitacional. Apesar da alta generalizada dos juros nas demais linhas de crédito em 2014, os bancos resistiram em repassar a variação para o empréstimo imobiliário, que conta com recursos da poupança captados com pagamento de 6% ao ano mais TR.

No ano passado, a taxa Selic (juros básicos) subiu de 10% para 11,75% de janeiro a dezembro, enquanto os juros médios do financiamento começaram em janeiro e terminaram em novembro -dado mais recente- em 8,5%.

Da Folhaspress

Nenhum comentário: