ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

RECONHECIMENTO - FEIRA AGROECOLÓGICA DE ARARIPINA RECEBE CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA


Neste mês de dezembro, agricultores/as familiares que comercializam produtos na Feira Agroecológica de Araripina deram um importante passo em direção ao reconhecimento e a legitimação da atividade e valorização da produção.

Isso porque o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acaba de conceder as oito famílias agricultoras da Feira Agroecológica de Araripina, a Declaração de Cadastro de Produtor Vinculado à OCS, um certificado que comprova aos consumidores a condição de produtor orgânico. A medidaidentifica as unidades de produção orgânica, garantindo que os direitos dos consumidores e produtores sejam respeitados.

A declaraçãoé determinada por lei, através do MAPA, que exige o cadastro da Organização de Controle Social (OCS),categoria na qual está inserida a Feira Agroecológica de Araripina. A OCS pode ser formada por um grupo, associação ou cooperativa de agricultores/as familiares que pretende fortalecer a relação de organização, estabelecendo o compromisso e conquistando a credibilidade da população, o que vem, no caso da feira, a ser comprovado com a Declaração de Cadastro.

O engenheiro agrônomo e técnico de campo da ONG Chapada, Tales Matos, explica que a conquista é fruto de dez anos de trabalho, e a principal mudança é que os/as agricultores/as feirantes terão respaldo para assegurar a qualidade orgânica de seus produtos.“A Feira Agroecológica de Araripina completou dez anos na cidade e apesar de já ter fidelizado um universo significativo de consumidores, o certificado é importante não só aos olhos da lei, mas também por ter a liberdade assegurada na comercialização da produção, que comprovao caráter orgânico e agroecológico dos produtos”, resume.

Tales ainda diz que nada muda em relação ao modo de produção das famílias agricultoras, pois ao longo de 10 anos, as práticas desenvolvidas nas propriedades se baseiam apenas no uso de defensivos naturais nas plantações, com um olhar voltado para preservação ambiental. “Durante a assessoria técnica, é possível trocar experiências e ampliar o conhecimento do técnico e do/a agricultor e a consolidação desse processo é o resultado que nós vemos hoje”, complementa. 
Para o agricultor Nilson Dias, do Sítio Samambaia, a declaração traz mais segurança tanto para quem compra, como para quem vende.“Para nós este documento é como se fosse um troféu, uma grande conquista pela qual estamos trabalhando há muito tempo. É uma vitória alcançar este reconhecimento”afirma.

O agricultor Heleno Nascimento é um dos fundadores da feira agroecológica e relembra que a comercializaçãodos produtos agroecológicos melhorou as condições, já que mais da metade da renda familiar vem da feira. Além dele, outras sete famílias comercializam a produção no Centro Hortifrutigranjeiro de Araripina, espaço onde está localizada a feira agroecológica do município.

Para o grupo de feirantes, o próximo passo é identificar outras famílias agricultoras com potencial para comercializar o excedente agroecológico da produção. A ideia é ampliar a feira, fortalecer a agricultura familiar local e alcançar um número maior de consumidores/as. 

Da ASCOM/ CHAPADA para o Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: