ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PERNAMBUCO - MATRÍCULA DE NOVOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL JÁ COMEÇOU

Tem início nesta quarta-feira (19) a pré-matrícula para os novos alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes transferidos de estados ou municípios, de escolas particulares ou que estão retornando aos estudos devem acessar o site da Secretaria de Educação até o dia 17 de dezembro e selecionar três opções de escolas. A matrícula dos estudantes antigos será realizada automaticamente.

No site, o pai, responsável ou aluno maior de 18 anos deve preencher o formulário até o final, com nome completo do estudante, data de nascimento, escola de origem, três opções de escola em que pretende estudar (com série e turno), além do nome e CPF do responsável, com endereço com CEP e telefone para contato.



No mesmo dia em que se cadastrar, o aluno receberá uma ligação do call center da secretaria informando qual das instituições possui vaga disponível. Se nenhuma das escolas escolhidas tiver vaga, serão dadas novas opções ao estudante, tendo como base seu endereço. Quem perder este prazo ainda poderá tentar uma vaga de 20 a 30 de dezembro, apenas pelo telefone 0800.286.0086. A central de atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h.

Os alunos novatos devem efetivar a matrícula no prazo de 19 a 23 de janeiro, na instituição de ensino em que foram aceitos. Os estudantes que fazem parte da rede municipal e irão trocar para uma escola estadual devem confirmar a matrícula de 12 a 16 de janeiro. Todos devem apresentar certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, cartão de vacinação (para os estudantes do ensino fundamental) e comprovante de residência com CEP.

NÚMEROS - Para 2015, o Estado oferece 193.099 vagas (39.007 para o ensino fundamental e 71.971 para o ensino médio), sendo 77.953 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e 115.146 no interior, em 1.049 unidades de ensino. Das vagas ofertadas, 82.121 são reservadas para alunos da rede municipal. 650 mil é a quantidade de alunos que estudam na rede estadual de ensino.

De acordo com o secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas, a quantidade de vagas em relação ao ano passado aumentou em 20 mil. "A gente fez essa ampliação a partir da utilização melhor dos espaços, as escolas de referência oferecendo agora programas à noite, e escolas novas inauguradas melhorando e qualificando a rede de Pernambuco", explicou. A expectativa da pasta é de que até o primeiro semestre de 2015 sejam inauguradas 13 escolas técnicas. O número de escolas regulares e de referência ainda não foi fechado.

Do NE10

Nenhum comentário: