ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 4 de outubro de 2014

ONG CHAPADA - JORNAL PROSA SERTANEJA LANÇA EDIÇÃO COMEMORATIVA

No final do mês de setembro, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) comemorou 20 anos de atuação no Semiárido pernambucano. Além de seminário e muito forró, a instituição publicou a segunda edição do jornal Prosa Sertaneja, com o objetivo de lançar um olhar sobre a sua caminhada, como também revelar as conquistas, os aprendizados e os próximos desafios.

Na página 2, é mostrada a importância do trabalho desenvolvido por agricultoras empreendedoras no Sertão do Araripe. Através da comercialização do excedente da produção familiar, que conta também com o beneficiamento dos produtos in natura, elas conseguem ter uma alimentação saudável e gerar renda. 

A página seguinte conta experiências de grupos de jovens assessorados pelo Chapada e explica o processo de transformação na vida das pessoas envolvidas em ações coletivas. “Hoje, os jovens engajados mudaram a perspectiva de que no campo não tem trabalho, pois sabem da sua importância e do papel que exercem na sociedade”, afirma a técnica de campo, Keilla Noronha.

O destaque da edição do informativo descreve, com detalhes, os caminhos percorridos pelo Chapada, desde a sua criação, até os dias atuais, contextualizando o cenário político vivenciado, assim como o movimento que vem sendo feito para garantir passos concretos e essenciais na manutenção e sustentabilidade de organizações da sociedade civil nos próximos anos.

Nas páginas 6 e 7, os/as leitores/as poderão conferir Uma Prosa Sertaneja, com o coordenador executivo da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) pelo estado da Bahia, Naidison Baptista. Durante a entrevista ele fala sobre os 15 anos da Articulação, as políticas voltadas para convivência com o Semiárido e as perspectivas que estão desenhadas para o futuro.

A última página do informativo traz culinária sertaneja e homenagens ao Chapada pelas pessoas que acompanharam o trabalho da entidade durante os seus 20 anos de fundação.

Por Mariana Landim – Assessoria de Comunicação do Chapada

Nenhum comentário: