ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ALEGRIA - ARARIPINA COMEMOROU O DIA DAS CRIANÇAS RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

 
A Prefeitura de Araripina junto a Secretaria de Desenvolvimento Social e as equipes dos CRAS do Cavalete I, Alto da Boa Vista, Morais e Vila Serrania promoveram um grande movimento na Praça da Igreja Matriz na manhã desta quarta-feira (15) com o Projeto “Resgatando Brincadeiras Infantis”. 
Muitas crianças de Araripina conheceram a criatividade dos artesanatos, brinquedos infantis construídos em cada departamento dos CRAS, despertando e envolvendo elas nas brincadeiras que marcaram a geração dos seus pais e avós. 
Com muita curiosidade, as crianças se deixaram levar pelas brincadeiras com bambolês, pula corda, balancê na árvore, as meninas conheceram as bonecas de pano e se encantaram, os meninos brincaram com pião, houve o momento do pula-corda, amarelinha, entre várias apresentações artísticas com o grupo do Arte em Cena e os teatros infantis. 
A criançada também fez a festa no momento do lanche: pipocas, picolé, algodão-doce envolveram todos e a animação tomou conta do centro de Araripina com a estrutura montada pela Prefeitura. Para as crianças o período foi marcante. “Eles também descobriram como seus pais se divertiam na sua infância e que a tecnologia é importante, mas brincar com estes objetos para eles foi tudo uma novidade”, disse Vanécia servidora da secretaria. 
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Da 
ASCOM/ PMA
Fotos - Fábia

Nenhum comentário: