ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PRONATEC OURICURI - SERVIDOR DO IFCE MINISTRA PALESTRA SOBRE DROGAS

Nesta quarta-feira (17), uma palestra sobre drogas e dependência química foi realizada para os alunos do curso de Aconselhador em Dependência Química, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no campus Ouricuri do IF Sertão-PE. A convite da professora Ana Daniele, que ministra a disciplina Bases Neuroquímicas e Bioquímicas no curso, o servidor do campus Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE),Marcondes Leite, falou da sua experiência sobre o assunto durante a palestra. Há quatro anos, Marcondes idealizou o projeto “Drogas! Informação é Prevenção”, que circula entre clínicas e casas de reabilitação do Ceará.

Ex-usuário de drogas, Marcondes relembrou como começou a idealizar o projeto: “Percebi que os jovens da região estavam ociosos e comecei a contar a minha experiência e pesquisar sobre o assunto e vi que eles estavam gostando e passando as informações nas suas comunidades”, contou. Para ele, o usuário de drogas é dotado de talento e precisa de pessoas dispostas a ajudá-lo. “Infelizmente, o uso dessas substâncias oculta as qualidades do dependente químico. Todos querem sair dessa realidade, mas muitas vezes não encontram pessoas que ajudam e estão dispostas a ajudar. Mesmo sendo difícil sair desse mundo, não é impossível”, ressaltou.

Em sua palestra, Marcondes também destacou a importância da ajuda de outras pessoas para a superação da dependência química, aconselhando os estudantes sobre como proceder nesses casos. “São pessoas que estão totalmente desacreditadas na vida, por isso, é preciso injetar ânimo neles para que eles levantem a cabeça e também estar preparado e agir com firmeza”, explicou.

Da ASCOM IF-Sertão Ouricuri

Nenhum comentário: