ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ARARIPINA - HOSPITAL SANTA MARIA FECHA AS PORTAS NESTA QUINTA FEIRA


O Hospital e Maternidade Santa Maria, entidade que integra a rede de 24 hospitais sem fins lucrativos de Pernambuco, localizado em Araripina, por seu representante signatário, vem a público reiterar a necessidade de novas medidas urgentes para a sua sustentabilidade.

O dia 25 de setembro, “Dia Nacional de Luto Pela Crise das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos”, representa um protesto de alerta ao gestor federal frente ao insuficiente recurso de custeio alocado e o crescente endividamento das instituições. O subfinanciamento e o brutal déficit dele decorrente, não tem perspectiva de solução próxima.

Esta ação é parte de uma mobilização nacional, que conta com a participação das mais de 2.100 instituições do país. O dia 25 de setembro será marcado pela paralisação dos atendimentos eletivos em todas essas unidades. Tal movimento das santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros, tem como base, entre outros, e especialmente, dívida atual no montante total de R$ 15 bilhões.

Em Pernambuco a Rede Hospitalar Filantrópica é composta por 24 instituições, detentoras de mais de 3 mil leitos hospitalares. Emprega mais de 12 mil trabalhadores e é alternativa única em alguns municípios em todo estado.

Em Araripina o Hospital e Maternidade Santa Maria funciona há 47 anos, e hoje conta com um quadro funcional de 116 servidores. Dispões de 109 leitos com 95% de atendimento ao SUS.
Para se ter uma ideia, só em 2013 foram 25.644 atendimentos de urgência, 2.724 ocorrências por acidente motociclístico, 5.541 internações e 1.333 cirurgias realizadas.

Nesta quinta feira, 25/09, o HMSM literalmente fecha as portas para apoiar o movimento nacional e estadual, ou seja, todas as santas casas e hospitais filantrópicos brasileiros suspendem atendimentos SUS neste dia. 

Reportagem – Fredson Paiva

3 comentários:

Anônimo disse...

uma pouca vergonha essa saúde no brasil em geral!!!
ainda pior em araripina com esse unico hospital público

fernando disse...

uma pouca vergonha essa saúde no brasil em geral!!!
ainda pior em araripina com esse unico hospital público

genivaldo silva disse...

Isso e uma vergonha, mas e esse o Brasil da propaganda da dilma
Onde tudo e lindo, certo e maravilhoso. Na verdade nos e que precisamos acordar para esse politicos corruptos, e dizer nao a atual admistraçao do pais.