ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 23 de julho de 2014

TRISTEZA - MORRE NO RECIFE, AOS 87 ANOS, O ESCRITOR ARIANO SUASSUNA

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna morreu por volta das 17h15 desta quarta-feira (23), no Recife. Aos 87 anos, Ariano faleceu após uma parada cardíaca. Ele estava em coma, respirando com a ajuda de aparelhos, internado na UTI neurológica do Real Hospital Português, área central do Recife, desde a noite dessa segunda-feira (21), quando havia sido submetido à cirurgia após sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. O quadro clínico do escritor sofreu uma piora na noite dessa terça de acordo com boletim médico divulgado às 20h.

Ariano Suassuna "teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana", explicou a neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco, que assinou a nota de falecimento do escritor enviada à imprensa.

O velório será no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, a partir das 23h, aberto ao público. O enterro acontecerá nesta quinta-feira (24) às 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, Grande Recife.



O procedimento após o AVC foi o segundo de Ariano em menos de um ano. O escritor já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto de 2013, sendo submetido a um cateterismo na Unidade Coronária do RHP. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao hospital dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.

Ariano era um dos mais ilustres torcedores do Sport Club do Recife

Na última sexta-feira (18), Ariano Suassuna apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade.

ABL - O autor de O Romance d’A Pedra do Reino e de O auto da Compadecida era membro da Academia Brasileira de Letras, da cadeira de número 32). Também tinha cadeira nas academias pernambucana e paraibana de Letras - respectivamente, as cadeiras 8 e 35.

Nascido na Paraíba, Ariano Suassuna possuía os títulos de cidadão pernambucano e paulistano. Era dono de vários prêmios, como o de Nacional de Ficção conferido pelo Ministério de Educação e Cultura, dado ao Romance d’A Pedra do Reino e oPríncipe do Sangue do Vai-e-Volta, em 1973.

Várias obras de Ariano foram traduzidas em países como Alemanha, Estados Unidos e Holanda e transpostas para a televisão e cinema. Também foi homenageado em Carnavais: este ano, foi o tema do Galo da Madrugada, no Recife; e, em 2002, no Rio de Janeiro, foi homenageado pela Escola de Samba Império Serrano, que desfilou com o tema Aclamação e Coroação do Imperador da Pedra do Reino Ariano Suassuna.

LEIA MAIS



DE TAPERÓA PARA O MUNDO - Ariano Vilar Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927 na cidade de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, capital da Paraíba. Ele foi o oitavo dos nove filhos de João Suassuna, presidente do Estado da Paraíba na década de 20 do século passado e que foi assassinado no Rio de Janeiro em 1930 em consequência das divisões e lutas políticas da Paraíba.

Três anos após a morte do pai e com Ariano aos cinco anos, a família Suassuna se mudou para Taperoá, no interior paraibano, onde começou a ir a escola, participou de caçadas e expedições e teve contato com a cultura popular, assistindo a desafios de viola e apresentações de mamulengo. Ainda criança, passou a estudar no Recife, para onde a família se mudou no final em 1937. Na capital pernambucana, começou na música erudita e na pintura.
O escritor era um dos grande defensores da cultura brasileira

Na Faculdade de Direito do Recife, em 1946, encontrou vários escritores atores, poetas, pintores, romancistas e pessoas interessadas em arte e literatura, como Hermilo Borba Filho, José Laurênio de Melo, Carlos Maciel, Salustiano Gomes Lins, Capiba, Galba Pragana, Joel Pontes, Ivan Neves Pedrosa, Aloísio Magalhães, Heraldo Pessoa Souto Maior, José de Moraes Pinho, José Guimarães Sobrinho. Esse grupo teve profunda influência na formação de Suassuna. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça de teatro:Uma Mulher Vestida de Sol, baseando-se no romanceiro popular nordestino. De lá, para cá, foram quase 20 obras escritas.

Em 1959, em companhia de Hermilo Borba Filho, fundou o Teatro Popular do Nordeste e as bases para o Movimento Armorial, que seria lançado em 1970. Formado em direito e filosofia, se tornou professor de várias cadeiras (estética, literatura brasileira, teoria do teatro) na Universidade Federal de Pernambuco, de onde se aposentou em 1989. Sempre atuante, Ariano Suassuna ocupou vários cargos políticos. Na década de 70, foi secretário de Educação e Cultura do Recife e, mais recentemente, na gestão de Eduardo Campos, secretário da Cultura e e depois secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco. Ariano Suassuna era casado com Zélia de Andrade Lima e deixou seis filhos.

Do NE10

Nenhum comentário: