ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 23 de julho de 2014

SERTÃO DE ITAPARICA - FLORESTA RECEBE AÇÕES DO PROGRAMA CAATINGA SUSTENTÁVEL

Integrando a Política de Convivência com o Semiárido no Estado, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promove nesta sexta-feira (25), às 10h, evento de entrega de poço artesiano e certificado de capacitação em agroecologia, segurança energética e desertificação à comunidade de São Gonçalo, no município de Floresta, Sertão de Itaparica. 

A ação integra o Programa Caatinga Sustentável, premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no último mês de Junho. O Programa inclui a criação de unidades de conservação no Semiárido; implantação dos Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade; e o Zoneamento das Áreas Vulneráveis à Desertificação no Estado.

A entrega do poço artesiano irá beneficiar a população do entorno da Estação Ecológica da Serra da Canoa, beneficiando um total de 30 famílias. Com vazão de 1.600 litros/hora, o poço reforçará a segurança hídrica, garantindo o acesso à água para agricultura familiar, criação de animais e consumo próprio. E as capacitações realizadas somam o trabalho de incentivo à convivência com o semiárido, com foco na sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e participação social.

O secretário Carlos Cavalcanti destaca que essa agenda tem sido prioridade do Governo, ressaltando a política de interiorização das ações. Além disso, o foco na Caatinga é um diferencial que estamos estrategicamente consolidando na nossa gestão, considerando que essa é uma Região que há muito espera por ações sustentáveis, como estamos fazendo agora, afirma.

Programa - Dos 184 municípios pernambucanos, 122 estão localizados na região do Semiárido, onde a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) desenvolve o Programa Caatinga Sustentável. O objetivo é criar alternativas para a convivência no semiárido, minimizando os efeitos da desertificação através de atividades de capacitação, infraestrutura e conscientização.

No total, o investimento é da ordem de R$ 4,9 milhões, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, SUDENE e CPRH, contemplando 13 municípios. 

 
ÁREAS DE ENTORNO DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

MUNICÍPIO
COMUNIDADE
Afrânio
Sítio Dois Irmãos / Três Paus
Cabrobó
Jatobá
Carnaíba
Serra da Matinha
Exu
Serra das Tabocas
Floresta
Juá
Lagoa Grande
Fazenda Barra Bonita / Sítio Ribeira
Parnamirim
Almirante
Santa Maria da Boa Vista
Sítio Estreito
São Caetano
Sítio Índio
São José do Belmonte
Serra do Catolé
Serra Talhada
Mata da Pimenteira
Serrita
Serrote do Teles
Triunfo
Sítio Carro Quebrado


Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Nenhum comentário: