ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 16 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014 - ELIANE RODRIGUES É A SEGUNDA SUPLENTE DE FERNANDO BEZERRA COELHO


A presidenta da Associação de Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), Eliane Rodrigues Ferreira, 57 anos, será a segunda suplente de Fernando Bezerra Coelho (PSB) na disputa pelo Senado. Casada, mãe de duas filhas e avó de três netos, Eliane é socialista histórica. Militante dos movimentos sociais há mais de três décadas, é uma das principais ativistas das questões de gênero em Pernambuco. Irmã mais velha de uma família com outras quatro crianças, começou a trabalhar aos sete anos de idade, quando ficou orfã de pai e precisou assumir as tarefas da casa ao lado da mãe. Na adolescência conseguiu uma bolsa de estudos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nazaré da Mata, onde acabou ficando por 16 anos, exercendo diversas funções.


No final dos anos 80 fundou a Amunam, uma das primeiras organizações feministas do interior de Pernambuco. Enfrentando o preconceito e o machismo, Eliane conseguiu articular o movimento, estimulando as mulheres de toda a Zona da Mata a denunciarem casos de violência doméstica e discriminação. A Amunam também passou a atuar na capacitação profissional, oferecendo cursos para centenas de mulheres ao longo de mais de 25 anos de atividades. O esforço rendeu reconhecimento com prêmios importantes, concedidos pelo Unicef e empresas privadas como Telemar e Itaú.

Na política, Eliane sempre esteve ligada às causas populares, participando ativamente das campanhas de Miguel Arraes para governador (1986, 1994 e 1998) e Eduardo Campos (2006 e 2010). “Esta indicação, do meu partido, é um reconhecimento e um avanço para nós mulheres. Queremos avançar nos debates, para trazer a questão de gênero para a pauta política. Quero somar esforços e ideias”, disse Eliane.

“Para mim é muito importante estar ao lado de uma companheira como Eliane Rodrigues. Uma mulher guerreira, que certamente irá colaborar muito na campanha e no mandato, com temas e sugestões de trabalho”, afirmou Fernando, que tem como primeiro suplente o presidente estadual do Partido Verde, Carlos Augusto Costa. Eles agendaram uma reunião de trabalho para a próxima semana, para elaborar propostas que possam ser incluídas do plano de governo da Frente Popular.

Da ASCOM

Nenhum comentário: