ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 27 de junho de 2014

SÃO JOÃO DE ARARIPINA 2014 - PARQUE TRÊS VAQUEIROS CONTINUA RECEBENDO PÚBLICO RECORDE A CADA NOITE


Com polos estruturados, Sala de Reboco, barracas com comidas típicas, cenário típico da região e toda a proposta junina do São João nos Bairros criou uma identidade cultural para quem admira o clima e a história do sertanejo da nossa região que é rica nos valores regionais. 

A quarta noite (26) contou com um mega show das bandas; Mala 100 Alça, Garota Safada, Flávio Leandro, Capim Com Mel e Anderson Bandeira.
A Prefeitura de Araripina na gestão “Unidos Por Um Novo Tempo” promove este ano um encontro de valores aos sanfoneiros e apresenta o tema “Puxe o Fole Sanfoneiro” forma de valorizar os artistas que sabem fazer com o instrumento o ritmo mais marcante do nosso Sertão.

Um dos sanfoneiros que fazem parte das atrações é o nosso poeta cantador Flávio Leandro. Ele que sabe usar bem uma sanfona, se apresentou na 4ª noite do São de Araripina, disse que Dominguinhos é uma das suas inspirações e ainda parabenizou a iniciativa da prefeitura em valorizar os sanfoneiros com o tema deste ano. “Nos meus shows costumo sempre iniciar com quatro músicas do cantor e compositor Dominguinhos, artista que marcou a todos nós. Parabéns a Prefeitura de Araripina pela iniciativa em valorizar os sanfoneiros do nosso Sertão”, exultou o poeta. 
HISTÓRIAS DE SANFONEIROS

Dominguinhos:

Desde menino José Domingos já se interessava por música, por influência do pai, que lhe deu de presente uma sanfona de oito baixos. Aos seis anos de idade aprendeu a tocar o instrumento e começou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro, junto com dois de seus irmãos, Moraes e Valdomiro, formando o trio Os Três Pinguins. No início da formação, tocava triângulo e pandeiro, passando depois a tocar sanfona. Praticava o instrumento por horas a fio e tornou-se um exímio "sanfoneiro", passando a ser conhecido em Garanhuns como "Neném do acordeon"

Encontro com Luiz Gonzaga

Conheceu Luiz Gonzaga quando tocava no hotel em que este estava hospedado, em Garanhuns. O nome do hotel era Tavares Correia e o trio, que sempre tocava na porta, foi convidado naquele dia a tocar dentro do hotel para Gonzaga e seus acompanhantes.

Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro, onde morava. Essa viagem aconteceria anos mais tarde, pois algum tempo depois deste encontro, em 1948, Neném do acordeon foi para Recife estudar.

Da ASCOM/ PMA

Foto - Gustavo Mendes

Nenhum comentário: