ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

PROPOSTAS PARA A SAÚDE - PAULO DEFENDE AMPLIAÇÃO DO TRABALHO DAS ENTIDADES FILANTRÓPICAS NO ESTADO

 
A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco (FEHOSPE), em parceria com o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (SINDHOSPE), promoveu um almoço na quinta-feira (19) para ouvir as propostas para a Saúde do pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). As entidades também apresentaram suas demandas para o setor em um documento que será analisado pela equipe do Programa de Governo. A principal reivindicação é de mais ajuda financeira às unidades, que sofrem com o congelamento da tabela do SUS há dez anos e sobrevivem graças às parcerias realizadas com o Estado, oferecendo serviços em troca de recursos complementares.    

Paulo Câmara ressaltou a participação cada vez menor do Governo Federal na Saúde. Ele lembrou que, em 1988, a União entrava com 85% dos recursos públicos destinados ao setor. Hoje, investe apenas 44,6%. Foram aprovadas regras de percentuais mínimos de aplicação para estados (12%) e municípios (15%), mas não há obrigação para o Executivo Federal. Coube ao Estado, avaliou, assumir o trabalho de melhorar o setor. "Nas andanças que estamos fazendo para ouvir a população é fácil identificar que a Saúde é uma das áreas onde o Estado mais avançou nos últimos anos. Fizemos ações estruturais com os três hospitais metropolitanos, trouxemos as UPAs e ampliamos a capacidade de atendimento da rede dobrando o número de leitos. Também ampliamos a parceria com os municípios, com o cofinanciamento", pontuou.

Apesar dos avanços, ponderou o pré-candidato, ainda há muito o que avançar. Ele falou sobre as suas diretrizes para a Saúde, especialmente no reforço às unidades de alta e média complexidades, na integração em rede das informações sobre pacientes e prontuários e a melhoria do serviço prestado à população. "Vamos empoderar as entidades filantrópicas para que possam manter e ampliar o seu trabalho. Vamos levar as propostas do setor e estudar a melhor maneira de incluí-las em nosso Programa de Governo. Desde já, assumimos umcompromisso, que é o décimo terceiro repasse anual para as pequenas e médias entidades. Saibam que continuarão tendo no governador um parceiro", afirmou o socialista, acompanhado no evento de seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado. 

Gil Brasileiro, presidente da FEHOSPE e diretor do Hospital Tricentenário, salientou a necessidade de mais apoio do Governo Estadual às entidades. "Nunca tivemos tanto investimento como nesses últimos dois mandatos. Muitos hospitais que estavam à beira da falência hoje estão equilibrados graças à atuação do Governo Estadual. Apesar disso, a situação ainda é difícil. Pedimos o apoio da gestão e também a intervenção junto à União para combater o subfinanciamento que temos hoje", pediu o dirigente.

Para Mardônio Quintas, que preside o SINDHOSPE, a bandeira do subfinanciamento crônico da Saúde deve ser empunhada por toda a sociedade. "Os setores privados e Filantrópicos estão hoje no mesmo barco, os problemas são os mesmos. Mas ficamos muito à vontade para promover essa reunião, hoje, com homens públicos sérios e comprometidos com a história e a valorização da Saúde no Estado", elogiou o dirigente.

Prefeita petebista de Arcoverde mobiliza cidade em Agenda 40
Encontro com a participação de Paulo Câmara e seus companheiros de chapa reuniu cerca de seis mil pessoas

A prefeita petebista de Arcoverde, Madalena Britto, deu, na quarta-feira (18), mais uma prova do seu engajamento na Frente Popular. A gestora e seus aliados reuniram aproximadamente seis mil pessoas no Colégio Cardeal Arcoverde, no Centro, para ouvir Paulo Câmara (PSB), candidato ao Governo de Pernambuco, que estava acompanhado dos postulantes à vice, Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Ainda participaram do ato o vice-prefeito Wellington Araújo, também do PTB, os prefeitos tucanos Leonardo Martins (Inajá) e Otaviano Martins (Manarí), além de vereadores, deputados e outras lideranças.

O socialista viu com muita alegria a manifestação de apoio das lideranças arcoverdenses e classificou como um "belíssimo ato". Também garantiu manter e ampliar as ações do Governo Eduardo Campos (PSB) para município e a região. Ele reiterou a proposta de duplicar a BR-232 até Arcoverde e se comprometeu em viabilizar o distrito industrial; medidas que vão melhorar a infraestrutura local e atrair mais empresas. "O investimento que vamos fazer em educação e qualificação profissional vai levar o desenvolvimento de maneira equilibrada para todas as regiões. Manteremos a prática que nós implantamos no Governo de Eduardo, que deu tão certo e que mudou este Estado", ressaltou Câmara.

Madalena Britto justificou a opção pela Frente Popular como sendo uma decisão em prol do povo e da cidade de Arcoverde. "Seria muito cômodo ter ficado do outro lado (com o candidato do PTB), mas o ex-governador Eduardo Campos foi um amigo do município, cumpriu com todo o prometido para nós; trouxe a Escola Técnica e a UPAe, que estão encaminhadas; e começou a resolver o problema do abastecimento de água. Paulo Câmara representa tudo isso. Inclusive, foi ele que idealizou o FEM, que tem nos ajudado muito", explicou a petebista.

Prefeitura de Nazaré de Mata é condenada por propaganda eleitoral irregular
O PSB entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou a retirada imediata de publicação no site da prefeitura

O Tribunal Regional Eleitoral (TER) acatou uma representação do PSB contra o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal João Paulo (PT) e o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), por "clara realização de propaganda eleitoral antecipada". Relator da matéria, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, determinou a retirada imediata de uma publicação no Facebook oficial da Prefeitura, em 5 de maio deste ano, promovendo uma agenda da chapa petebista no município. 

O PSB denunciou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a postagem, que mostra a utilização de uma ferramenta de comunicação institucional – o site da Prefeitura - para promover uma candidatura ao Governo. Em seu relatório, o desembargador observou a "expressa referência às respectivas candidaturas e a projetos que fazem menção direta ao pleito vindouro, em desrespeito ao art. 57-A da Lei n.º 9.504/1997" e a "nítida extemporaneidade da propaganda, por antecipação, podendo ocasionar desigualdade no pleito a permanência das publicidades aqui apresentadas". Após serem citados, Monteiro Neto, João Paulo e Coutinho terão 48 horas para responderem à Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário: