ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PERNAMBUCO - PAULO RUBEM É O VICE DE ARMANDO MONTEIRO

 
A coligação "Pernambuco Vai Mais Longe" confirmou nesta quarta-feira (25) o nome do deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT) como pré-candidato ao cargo de vice-governador na chapa encabeçada pelo senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato ao governo do Estado, que ainda tem como pré-candidato ao Senado o deputado federal João Paulo (PT). Paulo Rubem reforçou o discurso de Armando de que Pernambuco precisa retomar o rumo do desenvolvimento. Os nomes de Armando, Paulo Rubem e João Paulo serão homologados neste domingo (29), na convenção estadual da aliança, em Caruaru, no Agreste.

O anúncio foi feito no escritório de pré-campanha de Armando, Paulo Rubem e João Paulo, nos Aflitos, Zona Norte do Recife, diante de uma plateia formada por deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e presidentes dos partidos que formam a coligação Pernambuco Vai Mais Longe (PTB, PDT, PT, PSC, PRB e PT do B), além de lideranças políticas de todo o Estado.

"Não basta só crescer. O que Pernambuco precisa é de desenvolvimento. Conosco será diferente. Viemos para somar, olhar para o futuro. Queremos o desenvolvimento do emprego, da renda e das políticas sociais", afirmou o pré-candidato a vice-governador. "Precisamos fortalecer a agricultura familiar, preparar as cidades médias para receber os investimentos", salientou.

Assim como outros oradores, Paulo Rubem destacou a identidade política e ideológica da aliança. "Nós defendemos a coerência. Temos unidade nacional e estadual. Buscamos a identidade que temos em termos de origem e ideologia", falou o pedetista.

Os companheiros de chapa de Paulo Rubem reforçaram o tom de sua fala. "Nós temos uma unidade, fincada no trabalhismo. Todos estes partidos se identificam com a luta dos trabalhadores. O significado político não é ter uma aliança tão ampla, mas consistente na identidade política, que, na nossa coligação, é fortalecida agora com a chegada do PDT", enfatizou Armando Monteiro. "Mais do que nunca, vamos às ruas. Vamos percorrer Pernambuco para defender o nosso programa", completou o pré-candidato ao governo.

"Estive junto de Paulo Rubem desde o início das nossas trajetórias políticas, no movimento sindical, na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e no PT. Com Paulo Rubem, não tem tempo ruim: ele distribui panfletos, vai de manhã cedo para a porta das fábricas. A chegada dele e do PDT traz robustez à chapa. Se já vínhamos bem, agora estamos mais fortalecidos", disparou João Paulo.

ÉTICA - Os outros discursos da tarde lembraram a consistência ética de Paulo Rubem e sua luta pela melhoria da educação. "Recebi várias manifestações de professores, felizes pela chegada de Paulo Rubem. Todos os representantes das forças políticas do PT estão aqui para lhe dar apoio incondicional. Este é o palanque da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula", afirmou a deputada estadual Teresa Leitão, presidente do PT no Estado.

"Esta composição é a do equilíbrio de forças e ideias. Ela representa o povo de Pernambuco", destacou o presidente do PRB em Pernambuco, Carlos Geraldo. "Existe uma irmandade política nesta coligação, fruto de uma decisão democrática", acrescentou o deputado federal Silvio Costa, presidente estadual do PSC.

Veja o perfil de Paulo Rubem Santiago

Um dos mais influentes parlamentares da Câmara Federal, Paulo Rubem Santiago carrega em sua atuação política a marca da defesa da educação pública de qualidade e do combate à corrupção. Nascido no Rio de Janeiro em 17 de julho de 1955, o deputado federal do PDT é o candidato a vice-governador na coligação “Pernambuco Vai Mais Longe”.

Professor de educação física, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Rubem iniciou sua militância política no movimento sindical. Foi diretor da Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco, hoje Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), e também da Associação dos Docentes da UFPE, universidade à qual é vinculado.
Em 1979, Paulo Rubem ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores, do qual integrou a Executiva Nacional até 1986. Quatro anos depois, foi candidato a governador do Estado. Em 1992, elegeu-se vereador do Recife – ele já havia assumido a vaga, na condição de suplente, em 1990.

Sua carreira como parlamentar galgou um voo mais amplo ao ser eleito deputado estadual, em 1994, sendo reeleito quatro anos depois. Sua chegada ao Congresso Nacional se deu em 2003, quando iniciou o primeiro dos três mandatos como deputado federal. Integra o PDT desde 2007.

Na Câmara Federal, Paulo Rubem integra as Comissões de Educação, de Saúde e Seguridade Social e de Cultura e é o secretário-geral da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção. Como integrante da Comissão Especial do Novo Plano de Educação, se destacou como coautor da lei, sendo responsável pelo artigo que vincula o financiamento do setor a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Bancada federal do PTB reafirma apoio à reeleição de Dilma

Deputados federais José Chaves e Jorge Côrte Real, do PTB-PE, defendem coligação com o PT em reunião com a executiva nacional petebista. Liderança do partido também reforça em nota à imprensa que maioria da bancada quer apoio a Dilma

Brasília - Os deputados federais José Chaves e Jorge Côrte Real, do PTB de Pernambuco, defenderam nesta quarta-feira (25), em reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília, a manutenção da coligação com o PT para a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e a eleição, em Pernambuco, do pré-candidato ao governo, Armando Monteiro (PTB) e do pré-candidato ao Senado, deputado federal João Paulo (PT). No Estado, PTB e PT compõem a coligação Pernambuco Vai Mais Longe, também formada por PDT, PSC, PRB e PTdoB.

Durante a reunião, que contou com a presença de 17 dos 21 deputados federais do PTB no País, o líder do partido, deputado Jovair Arantes, ressaltou que há uma forte tendência na bancada de apoio a presidente Dilma com algumas ressalvas como é o caso de Minas Gerais, afirmou. A bancada decidiu que vai aguardar as convenções estaduais para definir qual candidato à presidência da República irá apoiar. (Ver nota da liderança do partido no final do texto)

No encontro em Brasília, Jorge Côrte Real e José Chaves externaram a insatisfação com a forma como foi definida a adesão do partido ao pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, e anteciparam que vão votar contra esta decisão na convenção nacional do PTB nesta sexta-feira (27), na Bahia, reafirmando que em Pernambuco darão apoio irrestrito à presidente Dilma.

De acordo com o deputado Jorge Côrte Real, o encontro foi pautado por dois tópicos. “Não aceitamos a forma como foi anunciada a decisão unilateral do presidente nacional do PTB. Por isso, decidimos repudiar tal determinação. Em segundo, defendemos com veemência a manutenção ao apoio da reeleição da presidente Dilma Rousseff”, externou.

Já o deputado José Chaves elencou os estados contrários à direção nacional do partido, e falou sobre os votos de dissidência na convenção nacional do PTB. “Lamentamos a atitude da Executiva Nacional do PTB, que não ouviu a bancada. Os deputados petebistas representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Piauí, além de parte do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, não vão acompanhar a decisão autoritária da Executiva”, reforçou.

Nota da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados

Decisão da bancada do PTB será anunciada após convenções

A bancada do PTB na Câmara vai aguardar as convenções estaduais para definir qual candidato à presidência da República irá apoiar. O prazo para convenções partidárias termina na próxima segunda-feira (30).

Os parlamentares se reuniram nesta quarta-feira (25), em Brasília, para avaliar a indicação da direção nacional do PTB de que a legenda deverá apoiar a candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB).

Durante a reunião, que contou com a presença de 17 dos 21 deputados que integram a bancada, o líder do partido, deputado Jovair Arantes, ressaltou que há uma forte tendência na bancada de apoio a presidente Dilma com algumas ressalvas como é o caso de Minas Gerais, afirmou.

Armando e João Paulo prestigiam São João de Surubim
(veja fotos no flickr. Clique aqui)

O giro dos pré-candidatos da coligação Pernambuco Vai Mais Longe pelos festejos juninos no interior do Estado teve na segunda-feira 23 mais uma etapa. Depois de passarem por Caruaru, Carpina e Limoeiro, foi a vez de Surubim. O senador Armando Monteiro (PTB) , pré-candidato ao governo de Pernambuco, e o deputado federal João Paulo (PT), que busca um assento no Senado, prestigiaram a festa popular na Rua João Batista, ao lado do prefeito Túlio Vieira (PT) e de outras lideranças locais.

Depois de assistirem no Recife a vitória do Brasil sobre Camarões, Armando Monteiro e João Paulo pegaram a estrada rumo a Surubim. Acompanhados pelo deputado federal Silvio Costa (PSC), foram recepcionados pela presidente municipal do PTB, a ex-vereadora Joana Leal, e seu marido, o ex-vice-prefeito Jeová Leal.

No polo de animação, Armando e João Paulo foram saudados pelas milhares de pessoas presentes. No camarote oficial, também estavam quatro vereadores que apoiam a coligação Pernambuco Vai Mais Longe: Salatiel Lima (PDT), Dr. Vavá (PT), Lúcio Fabrício e Paulo do INSS, ambos do PSD.

Em entrevista a uma rádio local, o senador lembrou que celebrava não só o São João, mas também a vitória da Seleção Brasileira. "Fizemos questão de vir aqui compartilhar esse momento de alegria. Até porque o Brasil ganhou e temos muito o que celebrar", afirmou. O petebista também aproveitou para convidar os moradores de Surubim e região para a convenção que vai homologar os nomes de Armando e João Paulo, que acontece no domingo 29, a partir das 9h, na casa de shows Palladium, em Caruaru.

PDT oficializa apoio a Armando e João Paulo em Pernambuco
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, na segunda-feira (23), o apoio às pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco e de João Paulo (PT) ao Senado. A decisão foi anunciada pelo dirigente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi. Com o anúncio, o partido do ex-governador Leonel Brizola vai indicar um nome para vice-governador de Armando. Lupi confirmou que vai participar da convenção do PTB em Pernambuco, no dia 29, em Caruaru.

A decisão de apoiar Armando Monteiro e João Paulo em Pernambuco foi tomada após a convenção nacional do PDT, no último dia 10, na qual o partido oficializou apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). O anúncio reforça a iniciativa dos pedetistas de reproduzir nos Estados o apoio expressado ao PT nacionalmente. Com o anúncio, o PDT passa a integrar à chapa “Pernambuco Vai Mais Longe”, que, além do PTB e PT, também tem o apoio do PSC, PTdoB e PRB.

Para o presidente nacional Carlos Lupi, a decisão levou em conta a liderança política de Armando Monteiro. “O senador tem uma larga experiência política, conhece os problemas de Pernambuco. Sua candidatura é muita estratégica para o crescimento de PDT no Estado”, afirmou. Outro fator que pesou na decisão, segundo Lupi, foi o fato de Armando garantir um palanque forte em Pernambuco para a presidente Dilma Rousseff.

O presidente Carlos Lupi aproveitou para destacar que a militância histórica no trabalhismo do PTB e do PDT foi um dos fatores determinantes para a composição em Pernambuco. “Em nossa convenção nacional, aprovamos um indicativo da direção nacional de apoiar às candidaturas da presidente Dilma Rousseff e do senador Armando Monteiro. Esses apoios não só se dão pela relação entre os partidos, mas pelo histórico comum no trabalhismo”, declarou Carlos Lupi.

Oposição em Sairé reforça palanque de Armando
Lideranças políticas que integram o bloco de oposição no município de Sairé, no Agreste pernambucano, garantiram, durante encontro no Recife, apoio à pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado. O grupo é liderado pelo ex-prefeito da cidade, Everaldo Dias (PTB), que trouxe dois dos três vereadores oposicionistas no município – Gildo de Zé Dias e Valdete Bezerra, ambos do PT – para uma reunião com Armando, no escritório do petebista, no Recife. Além deles, o vereador Roberto de Elza Pedrosa (PT), outro oposicionista ao prefeito Fernando Pergentino (PSB), também prometeu subir no palanque de Armando Monteiro nesta eleição.

O grupo político também contou com a presença dos ex-vereadores Severino Adelino, atual vice-presidente do PTB em Sairé, e Josenice Dias (PTB), que, hoje, está na suplência na Câmara Municipal. Quem preside a legenda na cidade é o ex-prefeito Everaldo Dias. Severino, conhecido como Biu Adelino, já ocupou por seis mandatos uma das nove cadeiras da Câmara Municipal de Sairé. “Viemos reforçar a candidatura de Armando Monteiro. Sairé está toda fechada com o senador”, afirmou Biu Adelino. O município possui pouco mais de 11mil habitantes, de acordo com censo de 2010.

“Nosso apoio a Armando já está certo. Agora, vamos trabalhar para garantir a vitória em Sairé e no resto de Pernambuco”, acrescentou a vereadora Valdete Bezerra. Josenice Dias afirmou que o sentimento em sua cidade é de vitória do PTB. “O povo está animado com a candidatura de Armando”, afirmou.

SÃO JOÃO - Em um giro pela Mata Norte e Agreste na noite do domingo (22), o pré-candidato ao governo Armando Monteiro (PTB) e o pré-candidato ao Senado João Paulo (PT) reforçaram o apoio de lideranças da região. Em Carpina, Armando encontrou-se com o empresário e pré-candidato a deputado estadual Ginei Francisco (PTB). Já em Limoeiro, o petebista foi recepcionado pelo ex-prefeito Ricardo Teobaldo (PTB), pré-candidato a deputado federal, além do atual gestor municipal, Thiago Cavalcanti (PSDB). Nas duas cidades, Armando aproveitou a passagem para prestigiar os festejos juninos.

Da ASCOM

Nenhum comentário: