ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 18 de junho de 2014

DILSON PEIXOTO - "O PSB PENSA QUE TEM O MONOPÓLIO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR"

 
O ex-presidente do PT de Pernambuco Dilson Peixoto rebateu de forma veemente nesta terça-feira (17) as críticas feitas pelo deputado federal socialista Danilo Cabral, em declarações dadas à imprensa, contra o Projeto Pernambuco 14, comandado pelo senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato a governador do Estado. Em entrevista de rádio, Peixoto classificou a postura de Danilo Cabral de arrogante e petulante.

“Eles se arvoram a deter o monopólio da participação popular. Quem inventou ouvir o povo não foram os gregos. Quem inventou foi o PSB, na gestão de Eduardo Campos”, ironizou o petista. “Agora, você dizer que fazer o Pernambuco 14 é copiar o que foi feito por Eduardo, o que vamos dizer agora? Que Eduardo copiou o PT, que implantou o Orçamento Participativo, ainda nos anos 80? Essa situação chega ao ponto de ser ridícula.”

“Lembro o que minha avó dizia: quer conhecer alguém, dê poder a ele. E, lamentavelmente, para algumas pessoas do PSB, o fato de estarem no poder lhes tem feito muito mal. É um pensamento extremamente arrogante, de uma petulância que, sinceramente, fazia muito tempo que eu não via”, declarou Peixoto.

Dílson Peixoto aproveitou para lembrar que o Pernambuco 14 é um instrumento de participação popular. “Foi uma sugestão extremamente correta do senador Armando Monteiro: ao mesmo tempo em que se começa a elaborar as linhas gerais de um programa de governo, ouvir o povo. Foi isso que foi feito. A população foi convocada e 26 mil pessoas participaram desse processo e fizeram suas sugestões”, prosseguiu o petista.

O ex-vereador salientou que as mais de 5 mil propostas apresentadas nas plenárias do Pernambuco 14 serão a base do programa de governo de Armando. “Estas sugestões estão sendo encaminhadas à equipe, que está ouvindo técnicos e elaborando o plano de governo”, enfatizou. “Na verdade, ouvir o povo é fundamental. Isso é que estamos fazendo. Se alguém já fez antes ou vai fazer no futuro, cabe a cada um exercer seu governo ou a sua elaboração de propostas da maneira que entender. O senador Armando Monteiro, nós do PT e os partidos aliados entendemos que esta é a melhor maneira.”

DEFESA - Dílson Peixoto também rejeitou as declarações de Cabral a respeito de o senador Armando Monteiro só saber ouvir empresários: “É aquela velha história: quando está do lado deles, é um empresário progressista. Era assim que o pai de Armando (o ex-ministro Armando Monteiro Filho) foi tratado quando foi candidato a senador na chapa de Miguel Arraes. Foi assim que Armando foi tratado em 2010 na campanha com Eduardo. Um empresário progressista e um grande deputado federal. Hoje, Armando virou um patrão que só sabe falar com patrão”.

O petista aproveitou para fazer um apelo pela politização do debate. “É lamentável esse modo de se fazer política: quem não está do meu lado, tem que ser destruído. Mas o povo de Pernambuco sabe quando alguém assume níveis exorbitantes de arrogância e de petulância e vai saber dar a o devido julgamento em outubro”, finalizou Dílson Peixoto.

Grupo da base de Ettore, em São Lourenço, apoia Armando
Um grupo de quatro vereadores do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, fez questão de oficializar o apoio à pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) a governador de Pernambuco. Parte do grupo, inclusive, íntegra a base do prefeito Ettore Labanca (PSB).

Os vereadores Adeilson Barbosa (PR), conhecido por Irmão do Bolo, e Dênis Alves (PROS) estão na base de Ettore. Além deles, também estiveram no escritório de Armando para formalizar o apoio os vereadores Anderson Gomes (PROS) e André Melo (DEM). Outros parlamentares de São Lourenço poderão aderir a Armando nos próximos dias.

"Armando significa a continuidade de uma grande reforma para Pernambuco. Ele está preparado para ser um grande governador", afirmou Adeilson Barbosa. "Vejo Armando como um grande administrador e uma nova esperança para Pernambuco e para nosso município", acrescentou Dênis Alves.

"Vejo em Armando um nome em Pernambuco com altivez e independência, que tem investido em políticas públicas para os jovens, principalmente através da qualificação profissional", ressaltou Anderson Gomes. "Armando tem brilho próprio, competência e honestidade. Será um grande governador. Além disso tem compromisso com os projetos de São Lourenço, principalmente para buscar uma solução de transporte público", defende André Melo.

Armando quer aprovar projeto em prol das pequenas empresas antes de licenciar-se
A um público formado por micros e pequenos empresários filiados às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de municípios pernambucanos, o pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), afirmou que irá trabalhar pela aprovação do projeto de lei que limita o uso da substituição tributária, mecanismo no qual os empresários pagam os impostos antes mesmo de vender os produtos. Caso seja aprovada, a matéria vai beneficiar diretamente os pequenos empreendedores.

"Vou me licenciar do Senado no dia 15 de julho, mas vou me licenciar depois de aprovar, em última etapa, esse projeto, que é tão importante e que elimina a substituição tributária de uma ampla gama de setores", afirmou o pré-candidato ao governo, nesta segunda-feira (16), durante almoço com os presidentes de CDL de 20 municípios. Relator da proposta, Armando Monteiro fez questão de ressaltar que também será garantido um prazo para o recolhimento do imposto de no mínimo 60 dias. “Essa figura da antecipação do pagamento do imposto, que acaba o capital de giro das empresas, poderá acabar após a aprovação desse projeto. Também vamos ter a conquista da ampliação dos setores que vão entrar no Simples Nacional", garantiu Armando, sob aplausos de mais de 110 representantes do setor, de todas as regiões do Estado.

Em sua fala, o pré-candidato a governador alertou que Pernambuco, hoje, segundo estudo da revista inglesa The Economist, tem o pior ambiente no que diz respeito a questões regulatórias e tributárias. "Vocês sabem qual foi o Estado do Brasil que mais aumentou a arrecadação através do mecanismo de substituição tributária, aplicada a todos os optantes do Simples Nacional, de 2010 para cá? Foi Pernambuco, com 408%. Nesses anos a receita com substituição tributária aumentou 36%", apontou Armando.

Aos micros e pequenos empresários, o pré-candidato a governador cravou que o segmento não tem sido bem tratado nos últimos anos em Pernambuco. "Os pequenos empresários representam uma legião anônima, porque não têm indústrias, não frequentam as antessalas dos palácios, mas estão lá e ninguém vê. No entanto, são eles que geram os empregos", afirmou.

Detalhando alguns dados socioeconômicos do Estado, Armando afirmou que Pernambuco, apesar do crescimento da economia nos últimos anos, representa apenas 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ele também citou que a renda dos pernambucanos é a metade da média nacional, enquanto que, se comparado com o Sul, a população do Estado possui um terço da renda dos sulistas.

“Dentro de Pernambuco nós vivemos com desníveis regionais. O morador do Sertão, por exemplo, possui um terço da renda do morador da Região Metropolitana. Cerca de 65% do PIB de Pernambuco está na Região Metropolitana. O nosso desafio é garantir um desenvolvimento sustentável para corrigir esses desníveis que ainda existem no nosso Estado”, assegurou.

Ao final da palestra, Armando respondeu a perguntas elaboradas por presidente de CDLs. Entre os temas abordados pelos dirigentes, estão a questão da segurança, infraestrutura, criação de polos de industriais e de desenvolvimento no interior, entre outros.

Da ASCOM

Nenhum comentário: