ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

COPA DO MUNDO - COM DOIS GOLS DE SUÁRES, URUGUAI VENCE E COMPLICA A INGLATERRA


No sufoco, Uruguai e Inglaterra entraram em campo na tarde desta quinta-feira. Ambas as equipes perderam em suas estreias, para Costa Rica e Itália, respectivamente, e precisavam desesperadamente de uma vitória. Antes do primeiro gol, era possível perceber a tensão dos dois times em saídas rápidas e muita ofensividade, mas, ao mesmo tempo, muitos erros nos passes. Foi assim até os 37 minutos, quando a grande estrela do ataque da Celeste mostrou porque fez tanta falta contra a Costa Rica. Luis Suárez desviou de cabeça um lançamento de Cavani e abriu o placar que terminou em 2x1 para a Celeste.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes mostrando ofensividade. Aos 9 minutos, a Inglaterra já teve sua primeira chance de perigo com uma cobrança de falta perto da área uruguaia. Rooney chutou direto para o gol e a bola passou raspando na trave do goleiro Muslera. Depois, veio a oportunidade da Celeste com um erro de passe do zagueiro Jagielka, que deixou a bola para Rodriguez. O meia arriscou e mandou perto, mas para fora.

A partir dos 20 minutos era possível observar que, apesar da forte marcação no jogo, o meio-campo não era bem trabalhado e faltava criatividade. Uruguaios e ingleses tinham espaço, mas não tinham mais a boa produtividade do começo da partida. 

O meio-campo Gerrard tentou aos 31 minutos com cobrança de falta que passou por Muslera. Rooney estava embaixo do gol e cabeceou, a bola chegou a bater no travessão, mas a zaga uruguaia afastou. Até aí, era possível observar que as duas mudanças táticas da equipe não surtiam efeito. Com Alvaro Pereira e Lodeiro, a Celeste tentava deixar o time mais veloz, mas não alcançou o objetivo. Do outro lado, Rooney recuou para a armação, mas apareceu pouquíssimas vezes no jogo, até então. 

Quando o cronômetro cravou 37 minutos, o Uruguai chegou ao ataque com um passe de Lodeiro para Cavani, pela esquerda. O jogador cruzou para a área e Suárez fez o desvio de cabeça direto para o gol. Na comemoração, o atacante fez questão de correr para abraçar Walter Ferreira, fisioterapeuta da seleção que cuidou de sua lesão no último mês. 

Mas a Inglaterra também chegava forte ao ataque. Sturridge deu trabalho a Muslera pouco tempo depois, avançando com velocidade e chutando no cantinho do gol, mas o lance sofreu o desvio do goleiro uruguaio. No fim do primeiro tempo, a Inglaterra era melhor em campo e tinha 60% da posse de bola, mas a falha da marcação deixou Cavani livre para dar o passe que originou o primeiro gol. 

No segundo tempo, o Uruguai voltou pressionando já nos primeiros minutos com uma cobrança de escanteio de Suárez que acabou passando pelos jogadores na grande área, obrigando Hart a fazer a defesa já encima da linha. 

A Inglaterra também voltou mais ofensiva e com cruzamento pela esquerda de Baines, Sturridge deixa a bola passar para Rooney que chutou de dentro da área, mas Mulera conseguiu fazer a defesa. 

Aos 16 minutos, Alvaro Pereira, em dividida com Sterlling, acabou levando a pior e foi atingido na cabeça pelo joelho do atacante inglês. O uruguaio chegou a ficar desacordado e foi retirado de campo. Os médicos orientaram que ele fosse substituído, mas, assim que acordou, o jogador voltou à partida. Daí dá pra perceber a pressão sobre os jogadores para alcançar a vitória. 

Quinze minutos depois, Sturridge deu o passe para Johnson que se livrou da zaga uruguaia e tocou para Rooney, livre, marcar o gol de empate e seu primeiro em Copas, após duas outras participações. 

Faltando cinco minutos para acabar o jogo, veio a definição. Muslera cobrou um largo tiro de meta e Jagielka ainda deu um toque na bola, mas não conseguiu dominar. A sobra ficou para Luis Suárez que, mais uma vez, não deu chance aos adversários. O jogador chutou com força e acertou as redes do English Team - 2x1. Três minutos depois, Suárez deixou o campo por sentir dores no joelho, mas, além do placar definido, deixou a situação mais amena para o Uruguai. 

Do NE10

Nenhum comentário: