ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

ELEIÇÕES - CAMPANHA DO PSB USA ATÉ A FUNDARPE PARA COOPTAR PREFEITOS DO PTB

 
O prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Moura França, do PTB, denunciou neste domingo (25), durante a plenária do Pernambuco 14, em Palmares, que foi assediado por integrantes do Palácio do Campo das Princesas e da Fundarpe para aderir à pré-candidatura do PSB ao Governo do Estado.

Aliado de Armando Monteiro, que é pré-candidato pelo PTB, Uilson disse que foi procurado por integrantes da equipe do governo estadual, que ofereceram compensações para que ele apoiasse Paulo Câmara. “Eles perguntaram qual a obra dos meus sonhos para poder votar neles. Eu disse que a obra dos meus sonhos é Armando Monteiro ser governador de Pernambuco”, respondeu.

Uilson disse que na última semana voltou a ser assediado. Desta vez, um representante da Fundarpe ligou para o gestor dizendo que Paulo Câmara ia mandar dinheiro para a realização do São João no município.

“Na sexta passada recebemos uma ligação da Fundarpe. E observamos a preocupação deles, dizendo que nós de Camocim de São Félix iríamos receber dinheiro para fazer o São João, do candidato deles. O que nós sabemos é que este rapaz vai ser candidato e não que ele é governador para mandar dinheiro para canto nenhum. Camocim vai receber dinheiro do Estado porque é polo e, assim como os outros polos, Camocim também tem direito de receber”, afirmou Uilson.

Pernambuco 14 escuta população da Mata Sul
Durante toda a manhã de domingo (25), mais de 2,5 mil pessoas lotaram o auditório do Hotel Poeta dos Palmares em mais uma Plenária do Projeto Pernambuco 14. O projeto, que chegou a sua nona edição, é liderado pelo pré-candidato ao governo do Estado, senador Armando Monteiro (PTB), e pelo pré-candidato ao senado, deputado federal Paulo (PT).

Em Palmares, o evento reuniu representantes de todos os municípios da Mata Sul, que debateram sobre temas como a mobilidade urbana, saúde e a necessidade de mais políticas públicas que induzam ao maior desenvolvimento econômico da Região.

Descentralização da política de saúde para as pessoas com deficiência foi a reivindicação de Luís Paixão, morador do município de Ribeirão. “Precisamos de mais saúde para as pessoas que têm deficiência, seja na construção de clínicas ou na melhoria do atendimento". Na área do transporte, o cirurgião dentista Francisco de Assis pediu mais fiscalização e melhoria nos serviços prestados pelas empresas locais. “Além de melhores transportes, precisamos de estradas de qualidade. Nossas estradas estão abandonadas e sem conservação, falta sinalização nos municípios e isso interfere na mobilidade e também na segurança da população”.

A professora Erivânia Melo pediu por melhorias na educação e mais valorização para os profissionais da área. “É preciso que os professores também façam intercâmbio cultural. Precisamos ampliar nossos conhecimentos. O governo precisa valorizar os profissionais da educação, melhorar as escolas e elevar o nível do ensino", defendeu.

Após ouvir as propostas da população, o senador Armando Monteiro destacou a importância do projeto, que está percorrendo todas as regiões de Pernambuco. “É dessa forma que faremos um programa que reflita os anseios, aspirações e sonhos do povo. É por isso que fizemos o Pernambuco 14, esse programa que tem sido um sucesso porque as pessoas atenderam ao nosso chamamento e temos recebido sugestões para qualificar nossa proposta e nosso programa”.

Segundo Armando, a zona da Mata Sul precisa diversificar-se economicamente, para experimentar um ciclo de crescimento que garanta mais empregos à população. Para ele, é necessário atuar em duas direções. “Precisamos preservar o emprego na atividade tradicional, mas vamos pensar também em novas alternativas para a Zona da Mata", disse.

Armando defendeu a criação de um novo polo industrial, na região, citando a posição geográfica estratégica de Palmares. "Precisamos estimular também outras vocações, que nós sabemos que existem e que podem ser desenvolvidas". Armando lembrou a fruticultura, a piscicultura, o turismo rural e a fabricação de celulose. "Temos várias ideias, mas precisamos ainda valida-las com o povo, porque o povo sabe o que quer", concluiu.

Pernambuco 14 – Amanhã acontece a décima plenária do projeto. Será em Nazaré da Mata, às 18h, no colégio Damas Santa Cristina, localizado na Rua Conselheiro João Alfredo, nº 140, Centro.

Armando e João recebem propostas de 3 mil pessoas do Agreste
Garanhuns – Cerca de três mil pessoas de todo o Agreste Meridional reuniram-se no Tavares Correia, em Garanhuns, na noite de sexta-feira (23), para discutir temas como a integração entre as redes estadual e municipais de ensino, a oferta de exames clínicos e a assistência técnica à agricultura familiar. Durante mais de quatro horas, participaram dos debates do Pernambuco 14, projeto que objetiva colher propostas, ideias e sugestões das comunidades de todas as regiões pernambucanas para formar o programa de governo da chapa liderada por Armando Monteiro (PTB) e João Paulo (PT), pré-candidatos a governador e a senador nas eleições deste ano.

A economista e socióloga Maria Vicência Tenório foi uma das participantes das reuniões temáticas do Pernambuco 14. Ela apresentou contribuições voltadas à agricultura familiar e à pecuária, que, em sua opinião, estão abandonadas por falta de assistência técnica e extensão rural. “O IPA não chega nem com extensão, nem com assistência que eles merecem. Não adianta recursos e tecnologia, se faltam técnicos e análise de solo. Não adianta contratar técnicos para prestar serviços direcionados, se o pequeno produtor rural fica esquecido”, lamentou.

Outra participante, André Mota Valença, que é professor de história, alertou para a necessidade de haver maior integração entre as escolas estaduais e as redes municipais de ensino. “Não podemos ter uma educação separada do Estado, precisamos ter um sistema educacional integrado com o município. Não podemos modificar a educação para o hoje, ela se modifica para o futuro”, defendeu o professor.

A saúde também foi outro destaque da plenária. Dentre as propostas apresentadas, estão a valorização efetiva do profissional da saúde, a contratação e regularização de serviços como ressonância magnética e cateterismo para a região e a construção de um hospital para o Agreste Meridional.

Entusiasmado com o grande número de participantes em todas as oito plenárias do Pernambuco 14, realizadas até agora, Armando Monteiro ressaltou a importância de o governo do Estado trabalhar para reduzir as desigualdades regionais: “Em todas essas plenárias, contamos com uma participação muito entusiasmada das sociedades locais, tivemos um grande público, uma qualidade nos debates e um conteúdo que iremos incorporar ao programa de governo que nós vamos oferecer a Pernambuco e que terá propostas sustentáveis e realistas, que levem em conta que Pernambuco precisa de um desenvolvimento mais equilibrado, que chegue a todas as regiões e que interrompa esse processo perverso de desequilíbrio”.

Alguns temas debatidos no Pernambuco 14, em Garanhuns:

Agricultura familiar - Maior presença dos técnicos do IPA no campo e maior assistência técnica

Educação - Valorização do professor, fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios, construção de escolas com laboratórios e equipamentos para os alunos e formação e capacitação dos professores para a utilização das tecnologias disponíveis.

Mobilidade - Incentivo para a mobilidade urbana e acesso para pessoas com deficiência, criação de uma secretaria específica para deficientes visuais, com auxílio e inclusão.

Saúde - Valorização dos profissionais, necessidade de repensar a UPA para que atenda as peculiaridades de cada região, melhoria no atendimento.

“Vamos valorizar as micro e pequenas empresas”, garante Armando
Garanhuns – Acompanhado do deputado João Paulo (PT), pré-candidato a senador, em mais uma reunião ampla com representantes de micro e pequenas empresas, o senador Armando Monteiro (PTB) assegurou que o setor será fortalecido em sua administração à frente do governo de Pernambuco nos próximos anos. Armando tem uma trajetória longa de defesa dos pequenos empreendedores no Brasil.

“É importante e vamos continuar incentivando os grandes empreendimentos que estão chegando ao Estado, mas não podemos esquecer os pequenos”, afirmou, durante palestra para uma plateia de quase 150 microempresários do Agreste, reunidos na Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns, na noite de sexta-feira (23).

Responsável por liderar um movimento nacional que permitiu a aprovação do SIMPLES, o sistema simplificado de tributação das micro e pequenas empresas, Armando diz que o desenvolvimento de um Estado só acontece de maneira equilibrada quando há grande número de negócios de pequeno porte, que são responsáveis pela geração de mais de 70% dos empregos no país. “Há maior distribuição de renda e o consumidor sai ganhando. A economia se deforma quando existem os monopólios e oligopólios”, ressaltou.

“Nós temos a compreensão de que é preciso tratar os pequenos negócios de maneira justa, de forma diferenciada”, acrescentou. É por isso que Armando Monteiro está defendendo a luta pela atualização das tabelas do SIMPLES, pela inclusão de novos segmentos no regime simplificado de tributação, sobretudo setor de serviços, pela redução da burocracia e acesso ao crédito. “Nossa luta continua”, disse, que tem sido chamado para reuniões com o setor em todas as regiões de Pernambuco.

Como contribuição ao debate sobre incentivos fiscais para as micros e pequenas empresas, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, João Paulo, assinalou que quando esteve à frente da Prefeitura do Recife reduziu a carga tributaria do ISS de 5% para 3% para mais mais de 20 segmentos de empresas, micros e pequenos empreendimentos. "A medida proporcionou crescimento da arrecadação e gerou milhares de novos empregos na capital".

Da ASCOM

Nenhum comentário: