ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

EDUCAÇÃO - FERNANDO BEZERRA COELHO DEFENDE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERTÃO

 
O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defende a criação da Universidade Federal do Sertão, uma escola de ensino superior e pós graduação com capacidade de abranger o território que está fora do alcance da Universidade do São Francisco (Univasf). Fernando explica que o novo campus iria beneficiar milhares de jovens dos sertões do Moxotó, Pajeú, Araripe e Central, regiões que ainda enfrentam problemas com a formação profissional. A grade de cursos para esta nova fronteira do ensino, diz, seria definida após estudos de viabilidade técnica e debates com a sociedade organizada, envolvendo gestores públicos, organizações não governamentais, educadores e estudantes.

“Precisamos investir em educação, qualificando melhor os nossos jovens para as oportunidades que estão surgindo no Sertão do Nordeste. Vamos levar esta proposta ao futuro presidente da República, Eduardo Campos”, disse Fernando. Ele lembrou ainda que a infraestrutura é outro desafio para os sertanejos. “Precisamos investir em estradas, por um lado, e por outro acelerar a obra do Ramal do Entremontes, que irá resolver o problema da água no Sertão Central e no Sertão do Araripe, abrindo outra perspectiva para a agricultura irrigada”. 

Fernando Bezerra Coelho participa de plenária com formadores de opinião
O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), participou de uma plenária com cientistas, empresários, acadêmicos e intelectuais pernambucanos. O encontro, realizado na segunda (27) à noite no Recife, reuniu ainda os pré-candidatos a governador e vice, Paulo Câmara (PSB) e Raul Henry (PMDB). O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), coordenou a agenda, que reuniu mais de 300 pessoas, incluindo nomes como a economista Tânia Bacelar, os professores Cláudio Marinho e José Luiz Rattón e o ambientalista Sérgio Xavier.

“É extremamente positivo ouvir pessoas que tanto contribuem para a nossa formação. Aqui temos gente apta para debater os mais variados assuntos, sempre com um olhar voltado para o futuro. Precisamos resolver os problemas de hoje, é verdade, mas Pernambuco precisa planejar o futuro, discutir alternativas, planejar os próximos anos. Esta reunião foi um passo importante nesta direção”, disse Fernando Bezerra.

Ao final da plenária ficou definido que seria formado um núcleo de produção de conteúdo, gerenciado pelo secretário recifense de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre. Ele coordenou em 2012 o programa de governo do então candidato Geraldo Júlio e hoje está à frente do programa de Paulo Câmara.

Fernando Bezerra Coelho defende perdão da dívida aos agricultores familiares
O pré-candidato ao senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defendeu no domingo (25) em São José do Egito o perdão das dívidas dos agricultores familiares atingidos pela seca. O Nordeste enfrentou, nos últimos três anos, a maior seca da história da região, que causou enormes prejuízos aos produtores rurais, dizimando rebanhos e destruindo plantações.

“Não é justo que um banco estatal, público, cobre de quem perdeu o pouco que tinha. O pequeno agricultor deve ter sua dívida perdoada para que possa refazer sua vida, voltar a trabalhar e produzir”, disse Fernando Bezerra. Ele afirmou também que as políticas de combate à seca devem ser fortalecidas e lembrou que durante o período em que foi ministro da Integração Nacional articulou a recuperação de duas barraginhas e 10 reservatórios, totalizando um investimento de R$ 200 mil. A cidade também será contemplada pela Adutora do Pajeú, uma obra de R$ 88 milhões, que já teve licitação concluída e irá beneficiar 16 municípios.

Da ASCOM

Nenhum comentário: